A novela "Pantanal" dá um salto 20 anos no tempo no capítulo desta terça-feira (12) com Jove (Jesuíta Barbosa) descobrindo que seu pai ao contrário do que achava está vivo. Com a verdade em mãos, o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) vai atrás do fazendeiro, incentivado pela tia, Irma (Camila Morgado). "Como será que ele me receberia?", pergunta Jove em dúvida.
Segundo o portal "ArteBlitz", Jove só vai saber que o pai não morreu quando acha cartas que ele escreveu para Irma e resolve confrontar a tia materna. Sem alternativa, a ruiva, anteriormente rejeitada por José Leôncio após sexo, abre o jogo. E o sobrinho mostra-se com medo de procurar o pai.
"É um sentimento estranho, não sei como ele vai me receber", admite o rapaz, que não demora a embarcar para o Pantanal e já nas terras do pai ficar entre a vida e a morte. Assim, Irma incentiva o sobrinho a mandar uma carta para José Leôncio, pai também de Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos). "Como será que ele me receberia?", fica em dúvida.
Porém, Irma acalma Jove, cujo destino cruzará com o de Juma (Alanis Guillen), alegando que o pai o receberá da melhor maneira possível. "É chegada a hora de você conhecê-lo de perto para acabar com essa farsa sem sentido", fala a irmã de Madeleine (Karine Teles).
"E que ele não morra do coração", completa de maneira divertida. Jove pega papel e caneta para mandar uma carta ao pai, todavia fica sem saber como iniciar a missiva. Então, Irma, de novo, entra em campo. "Escreva 'meu pai peão'", aconselha fazendo o sobrinho rir.
Em outra cena, o telespectador vai ver José Leôncio recebendo a carta e ledo a mensagem diante de Filó (Dira Paes) e de Tadeu, sem esconder a emoção. "Não é possível... Meu Deus do céu, não tô acreditando", festeja. Na carta, Jove conta sua vontade de (re)encontrar o pai na fazenda, pois foi lá onde nasceu.
"'Aceite um abraço de seu filho Joventino'... Meu Deus do céu, quantos anos eu esperei por isso", prossegue Jove ao terminar a leitura. Tadeu nem vai esconder o ciúmes e desabafar com a mãe. "Cê viu como ele ficou, mãe", dispara.
"Não fica assim, um dia isso tinha que acontecer", tenta confortar Filó. Depois, Jove recebe um telegrama do pai, bem resumido: "Venha, filho, te espero. Teu pai peão".