
Dois bilionários estão em disputa acirrada por um terreno industrial, segundo a imprensa europeia. De um lado, Elon Musk, empresário conhecido por liderar empresas como SpaceX, Tesla e Hyperloop, dono de uma fortuna estimada em 327 bilhões de dólares. Do outro, o espanhol Amancio Ortega, presidente e fundador da Inditex, um conglomerado de empresas têxteis que concentra a famosa marca Zara. Seu patrimônio é avaliado em 116 bilhões de dólares.
Segundo rumores que circulam na imprensa europeia, Elon e Amancio estão em uma acirrada guerra de lances por um terreno industrial localizado em Cheste, um município da Espanha na província de Valência.
O parque industrial La Ceja-Cañada tem 1,5 milhão de metros quadrados, mas desperta interesse, principalmente, pela localização estratégica. Ele está próximo à rodovia AP-7, rede ferroviária que permitiria estabelecer conexões com Madri, e ao porto de Valência, um dos que têm maior tráfego de mercadorias do Mediterrâneo.

Ambos não anunciaram publicamente os projetos que seriam realizados no terreno. Segundo a imprensa francesa, Elon tem planos tem abrir uma fábrica gigantesca dedicada a bateria de veículos elétricos, sobretudo para fortalecer a presença industrial da Tesla na Europa. Estima-se que a empreitada custaria 5 bilhões de dólares e movimentaria bastante a economia local. Já Amancio, também de acordo com rumores, tem intenção de desenvolver duas de suas marcas, Bershka e Tempe, na região.
Se Elon pode vencer o páreo por ser mais rico, Amancio tem a vantagem de ser espanhol e, portanto, tem mais contatos e influência no país. Especialistas avaliam que a vitória, no entanto, ficará com aquele que oferecer as melhores promessas em termos de emprego, impacto ambiental e benefícios econômicos para a região.