A novela "Pantanal" salta 20 anos no tempo e chega à segunda fase nesta terça-feira (12) quando novos personagens como Guta (Julia Dalavia) serão apresentados. Mas antes disso, o remake da novela promete ainda mais emoções. José Leôncio (Renato Góes) vai descobrir uma terrível mentira criada por Madeleine (Bruna Linzmeyer), enquanto Maria Marruá (Juliana Paes) quase perde a vida ao ser picada por uma cobra.
Porém, a morte vai cruzar o caminho da mãe de Juma (Alanis Guillen) quando chegam ao Pantanal Lúcio (Erom Cordeiro) e Rute/Muda (Bella Campos) em busca de vingança. A forasteira é pega de surpresa por Maria em sua tapera e de tanto medo não consegue falar.
De arma em punho, a viúva de Gil (Enrique Diaz) só não mata Muda porque a filha a impede. A garota acaba acolhida por mãe e filha, que sequer imaginam a real intenção da jovem. E não demora para Lúcio, que terá abandonado Rute/Muda, ir atrás de Maria e sacar uma arma em sua direção.
A mãe de Juma até se transforma em onça porém não escapa de ser baleada e assassinada por Lúcio em mais um capítulo das tragédias sem fim na vida dos Marruá. Juma irá sofrer tanto com a morte da mãe que abala até Muda, sua rival e que torna sua amiga.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Jove, cujo destino está cruzado com o de Juma, passa a crescer achando que o pai está morto. A história criada por Madeleine revolta Irma (Malu Rodrigues), sua irmã. Tanto que a ruiva parte para a fazenda do ex-cunhado revelar toda a verdade a ele.
Ao mesmo tempo, Irma lembra que a Justiça pode impedir a aproximação de pai e filho pela relação que José Leôncio tem com Filó (Letícia Salles) e Tadeu (Gustavo Corasini). Assim, o fazendeiro resolve ficar onde está e passa a sofrer achando que jamais irá rever o filho
Só que com o passar dos anos, Jove (Jesuíta Barbosa) desenvolve uma péssima relação com a mãe e estreita os laços com a tia. Ainda, claro, sem saber, que sua boa vida é bancada pelo pai. Mas após 20 anos, Jove vai descobrir a verdade e se reencontrar com José Leôncio.