Na novela "Nos Tempos do Imperador", a relação de Luísa (Mariana Ximenes) e Dom Pedro II (Selton Mello) vai correr risco de ficar abalada após o marido de Teresa (Letícia Sabatella) ser vítima de armação da mulher com Caxias (Jackson Antunes). A imperatriz decide agir após flagrar o marido beijando a professora de suas filhas, de quem se tornou amante. Quem antecipa é o colunista Daniel Castro.
Assim que é procurado em seu cabinete por Teresa, Caxias não pensa duas vezes em interferir em prol da mãe de Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao). A essa altura, o marido de Luísa, Eugênio (Thierry Tremourox) já se mostrou desconfiado da relação da mulher com Dom Pedro.
Como argumento, Caxias diz que o imperador deve rodar o país visando as eleições para deputado, cargo visado por Tonico (Alexandre Nero), e uma melhor relação com políticos locais. "Sugiro que o senhor parta o quanto antes. No máximo, logo após as eleições", diz o cúmplice de Teresa.
A fala do amigo pegará de surpresa Pedro. "Justo agora?", aponta o pai de Isabel e Leopoldina, ouvindo que a rota da viagem já está pronta. "Bahia, Alagoas, Sergipe... Vão se sentir prestigiados se o senhor for até eles", reforça Caxias. "É muito tempo fora, Luís", responde o imperador, que já trocou declaração de amor com a Condessa de Barral.
"Uma vez em viagem, é melhor que possamos cobrir o máximo de lugares possíveis. Achei que o senhor aprovaria a ideia", insiste Luís Alves de Lima, quase citando Luísa. "A menos que esteja preocupado em ficar longe da...", dispara. "Não há nada mais importante para mim do que o Brasil. Vou comunicar a imperatriz. Diga ao povo que vou", frisa Dom Pedro, que acabará surpreendendo a todos com outra decisão.
"Nos Tempos do Imperador" foi a primeira novela que a Globo estreou desde o começo da pandemia. O folhetim histórico entraria no ar em março de 2020, mas acabou sendo adiado várias vezes. Dessa forma, acabou dando lugar a "Novo Mundo", trama que lhe deu origem, "Flor do Caribe" e "A Vida da Gente".
Acusado de matar o próprio pai, Ambrósio (Roberto Bomfim), de quem é filho bastardo, Samuel/Jorge (Michel Gomes) começa a ver a vida sorrir para ele ao ganhar a ajuda de Dom Pedro para deixar a cadeia após prisão injusta. O fugitivo se torna professor de árabe do imperador.