A novela "Gênesis" já está em sua reta final - deve exibir o último capítulo em meados de novembro, com o reencontro de José (Juliano Laham) com o pai, Jacó (Petronio Gontijo). Mas até lá, o hebreu ainda vai sofrer muito no Egito. Ao mesmo tempo, Asenate (Letícia Almeida) se vê encurralada e Sheshi (Fernando Pavão) se torna decisivo para uma guinada radical na vida de José.
O Purepeople antecipa um pouco do que será visto daqui para frente. Esses acontecimentos integrariam os capítulos de 136 a 139 do folhetim bíblico dividido em sete fases. Mas a Record TV vem espichando a trama no ar e, com isso, nesta noite (5) vai ao ar o de número 186 de um total de 150 escritos.
Vendido como escravo pelos irmãos, o mocinho será preso depois que Potifar (Val Perré) acreditar que ele tentou abusar de Neferíades (Dandara Albuquerque). Já preso, José até tem a chance de fugir em plano de Lúcifer (Igor Rickli) mas desiste.
O hebreu vê sua vida mudar quando Sheshi tem um sonho e não consegue decifrá-lo. Após receber vários adivinhos que fracassam, o faraó chega até José. O filho de Jacó sente que o Egito terá sete anos de fartura seguido de sete anos de seca, representados por vacas gordas e magras.
As palavras de José abalam Sheshi e ele acredita no hebreu, elegendo-o governador do Egito, mudando seu nome (para Zafanete-Paneia) e o entregando a Asenate. Mas o casamento passa a ser marcado por brigas entre o hebreu e a egípcia.
Além de encarar um casamento marcada com brigas, a filha de Pentephres (Nando Cunha) vai seguir na mira de Adurrá (Ricardo Lyra). Embora rejeite o vizir e seu pai recue e cancele a união, o vilão não desiste de fazê-la sua mulher.
Além disso, a mulher de José é sequestrada por Mahamid (Cece Jay), que ainda ajuda Teruel (Amaurih de Oliveira) a escapar de punição por traição. Na outra ponta, Herit (Yana Sardenberg) dá um tapa no marido, Shareder (Paulo Verlings), ao revelar gravidez e ouvir que ele duvida ser o pai da criança. A jovem humilde ainda leva outro golpe quando a gestação não vai adiante
Assim como na minissérie "José do Egito" (2013), Sati (Larissa Maciel), mulher do general Potifar (Taumaturgo Ferreira) perdia parte do nariz por traição, em "Gênesis" o mesmo vai ocorrer com Neferíades. A víbora ainda é mandada para fora do palácio. Isso tudo ocorre depois que Potifar a flagra com Teruel.