Na novela "Gênesis", a grande virada na vida de José (Juliano Laham) acontece quando ele desvenda um enigmático sonho do faraó Sheshi (Fernando Pavão). Preso sob acusação de ter abusado de Neferíades (Dandara Albuquerque), o hebreu é convocado pelo soberano em cenas previstas para a semana que vem. O roteiro ao qual o Purepeople teve acesso pede para que o futuro marido de Asenate (Leticia Almeida) entre na sala do trono um tanto apreensivo escoltado por Potifar (Val Perré).
A essa altura, é bom destacar, o comandante já terá flagrado a mulher na cama com Teruel (Amaurih de Oliveira). Já Sheshi não encontra sucesso ao chamar vários adivinhos para o seu sonho misterioso. "Tive um sonho que ninguém consegue interpretar. Mas ouvi dizer que quando você ouve um sonho, você o interpreta. É verdade?", questiona o "senhor das duas coroas" (uma referência às regiões do Egito).
Mesclando uma fala serena e segura, José afirma: "Esse dom não é meu, soberano, mas de Deus. Ele vai dar uma resposta de paz ao senhor". A segurança do hebreu faz Sheshi já não desconfiar do prisioneiro, que terá desistido de fugir da cadeia. "Sonhei que estava de pé na margem do Nilo, até que saíram dele sete vacas saudáveis e formosas e começaram a pastar ali. Em seguida, saíram do rio outras sete vacas, raquíticas e muito feias, tão feias que nunca vi igual em todo o Egito", inicia.
O irmão de Amarilis (Marianna Alexandre) prossegue no relato diante de um José atento. "E as vacas magras comiam as gordas. Mas depois de as terem engolido, nem parecia que elas tinham acabado de comer, porque elas continuavam tão raquíticas como antes. Então, acordei", diz.
Enquanto todos se mostram apreensivos, José mantém a serenidade. "Depois sonhei de novo. Vi sete espigas que saíam da mesma haste. Elas eram cheias e boas. E em seguida, nasceram sete espigas secas, mirradas e um pouco queimadas pelo vento quente. E, do mesmo jeito, as espigas mirradas devoravam as espigas boas", prossegue o faraó.
Sheshi recorda que todos os sábios convocados nenhum deu uma resposta que o tocasse. E José firme revela: "O sonho do faraó na verdade é somente um. Através deles Deus revelou o que está pra acontecer. As sete vacas boas são sete anos. As sete espigas boas também, porque o sonho é um só. As sete vacas magras e feias são sete anos, assim como as sete espigas mirradas. Elas serão sete anos de fome".
A fala do hebreu mexe com todos na trama que exibe a última das sete fases. "Como disse, senhor, Deus manifestou ao faraó o que está pra acontecer. Vêm aí sete anos de grande abundância por toda a terra do Egito. E após isso, virão sete anos de fome, e toda aquela abundância vai ser esquecida, e a fome vai consumir a terra. Toda aquela abundância não vai ser lembrada diante da fome que seguirá, porque será muito grave", explica.
Por fim, José pede que alguém seja convocado para administrar a colheita para não faltar comida por sete anos e deixa a sala diate de um faraó ainda sem revelar se acreditou totalmente em suas palavras.