Na novela "Gênesis", José (Juliano Laham) e Asenate (Letícia Almeida) vão se casar por decisão de Sheshi (Fernando Pavão). O faraó une o hebreu e a egípcia assim que tem seu sonho com sete vacas magras e outras sete saudáveis interpretadas pelo protagonista. Além de lhe dar uma mulher, Sheshi nomeia o filho de Jacó (Petronio Gontijo) como governador do Egito para preparar o país para os sete anos de seca.
O roteiro obtido pelo Purepeople pede que antes de chegar para o casamento José só seja mostrado do joelho para baixo inclusive ao subir em uma espécie de carro cercado por soldados e Abumani (Dudu de Oliveira), vítima de ataque de Teruel (Amaurih de Oliveira), o condenado que escapa de execução graças a Mahamid (Cee Jay).
Na sequência, as ruas de Avaris estão cheias de nobres e pobres esperando o cortejo passar com Asenate e José para ira de Adurrá (Ricardo Lyra). Ao lado da noiva estará seu pai, Pentephres (Nando Cunha). "A sensação é que eu nunca vou estar (pronta)", diz, nervosa, a egípcia ganhando um beijo do pai na trama que está na reta final.
Depois, Abumani surge vindo no mesmo sentido que Asenate e anuncia a chegada de José. O script pede que o governador surja "maquiado e adornado para a ocasião", "muito lindo" e "focado". Já a noiva estará "emocionada" e "muito orgulhosa", ajoelhando-se diante do futuro marido. Enquanto isso, Abumani demonstra uma felicidade para o amigo, que irá rever o pai só nos capítulos finais.
O filho de Jacó (Petronio Gontijo) passa a ter algumas memórias como a do momento em que foi vendido pelos irmãos e naquele no qual foi preso acusado de tentar abusar de Neferíades (Dandara Albuquerque). Quem observa tudo com raiva é Lúcifer (Igor Rickli), único personagem a atravessar as sete fases da trama.
Nisso, José chega a ver o pai no meio do povo mas logo cai em si e vê que foi só algo de sua imaginação. A alegria porém logo é deixada de lado quando os recém-casados têm uma briga e ela é sequestrada a mando de Apepi (personagem só citado).
Segundo o colunista Flávio Ricco, "Gênesis" termina em novembro e dará lugar a edições especiais de "Os Dez Mandamentos" (2015 e 2016) e "A Terra Prometida" (2016). Agora, as histórias terão a intervenção de Deus (voz de Flávio Galvão). Na sequência virá a inédita "Reis", que vem escalando o elenco e promete um formato de tramas curtas.