Rejeitado pelo público por ser considerado machista, Ivo Lopes deixou o "MasterChef Profissionais" nesta terça-feira (29). Com a saída do pernambucano, restaram no reality culinário da Band Dário Costa, além dos finalistas Dayse Paparoto e Marcelo Verde. "Faz parte. É um jogo", lamentou o chef com 25 anos de experiência. Em conversa com o eliminado, Ana Paula Padrão exaltou a personalidade de Ivo: "Você sabe o quanto você tem o respeito das pessoas. Sabe o quanto os chefs sofreram com essa decisão".
"Sem dúvida. Eu vim para a prova muito tranquilo. Acho que aprendi muito na competição inteira", respondeu, surpreendendo a jornalista, chamada de leiga por João Lima, eliminado há duas semanas. "Jura que você aprendeu ainda depois de tudo?", questionou. "A gente sempre aprende, sempre aprende. Cozinha é todo dia um aprendizado. Se você não tiver hierarquia e respeito não vai aprender nunca. No geral é isso que a gente quer deixar de legado para as pessoas. Mostrar quem a gente é. Como respeitar cada um na cozinha e fazer o melhor e trabalhar com muito amor. Se não for com amor, não vai a lugar nenhum", completou Ivo.
'Tem uma humildade que é lindo ver', elogia jornalista
Em seguida, Ana Paula voltou a destacar o perfil do pernambucano. "A sua vida e carreira já provam como você é bom profissionalmente. (...). Você tem reconhecimento pelos locais por onde passou. Você não fez escola de gastronomia e muitos outros fizeram. Você aprendeu na cozinha, no dia a dia, na lida", disse a apresentadora. "Mas tem uma coisa que me tocou na competição inteira. Justamente porque você tem tudo isso, você podia ser mais professor. Talvez até um pouquinho arrogante. Mas você tem uma humildade que é lindo ver com a sua experiência na sua idade", acrescentou.
Ivo se emocionou ao responder a comandante. "Acho que humildade é de berço. Vou ter isso para o resto da minha vida. Tenho uma filha linda (Angélica, de 9 anos) que me segue muito. Tá superorgulhosa comigo. Antes de entrar no 'MasterChef', agora então ela se desespera todo dia", afirmou tentando segurar as lágrimas. "Humildade, respeitar cada um. Aprendi isso lá atrás com meus pais e irmãos que são exemplo. Amo demais o que faço", continuou, agora, às lágrimas.
'O que você quiser fazer vai fazer', diz Paola
Um sua eliminação não foi respeitada por Dayse e Marcelo, que levaram bronca de Erick Jacquin. "Menos! Menos!", gritou o francês, que já foi às lágrimas com participante que homenageou o pai morto. "Você é um grande exemplo na cozinha para todo mundo", elogiou Henrique Fogaça ao abraçar Ivo, que emocionou Paola Carosella, fã declarada de buchada.
"Você tem o Brasil a seus pés. O que você quiser fazer vai sair daqui e vai fazer. Um grande exemplo. Orgulho para esse país", afirmou antes de acompanhar o pernambucano até a saída do programa. Em seu último dia no reality, o chef cozinhou polvo com peito de pato.
(Por Guilherme Guidorizzi)