O "MasterChef Profissionais" estreou em outubro com 14 participantes, com direito a desacato de João Lima com a chef Paola Carosella, e só dois deles terão a chance de cozinhar na final marcada para a segunda quinzena de dezembro. De acordo com o site "NaTelinha" desta quinta-feira (03), os finalistas já foram definidos há três sábados, com provas de eliminação e pratos avaliados por Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin. Ficará a cargo de Dayse Paparoto e Marcelo Verde a disputa pelo prêmio.
Mantendo o mesmo formato da primeira temporada do programa, em 2014, as gravações são antecipadas, e a competição para eleger o vencedor é realizada ao vivo.
Dayse vem se destacando ao longo da atração, se saindo bem nas competições. Já Marcelo tem se recuperado e tendo um retorno positivo dos chefs por conta de sua evolução, embora não escape das provas de eliminação. O candidato, inclusive, já arrancou lágrimas do chef francês ao dedicar a vitória em uma prova ao pai falecido.
Na primeira edição do reality formado por participantes mais experientes, o pernambucano João Lima não caiu nas graças do público. Nas redes sociais, o professor de culinária é chamado de arrogante pelos internautas. Já a quarta eliminada do programa, Izabela Dolabela, reclamou que o ambiente na cozinha profissional é de muito machismo. "Geralmente o homem é o chef e a mulher é quem cozinha".