A primeira edição do Masterchef Profissionais, que terá Dayse e Marcelo na final, trouxe fortes emoções e a noite desta terça-feira (15) aconteceu uma das eliminações mais esperadas pelos telespectadores: a do participante João Lima. O pernambucano foi taxado de arrogante pelos internautas depois de ser rejeitado pelo público por desacatar Paola Carosella, chef que ingressou na carreira culinária com apenas dez anos.
João Lima foi eliminado após preparar um ravióli de nabo e filé de peixe no caldo asiático na disputa com Marcelo Verde e Fádia Cheiato. Antes de deixar os estúdios, no vestiário do programa, houve climão entre ele e Ana Paula Padrão na entrevista pós-eliminação. Quando a apresentadora questionou a avaliação de uma das provas, ele criticou a postura dos jurados e afirmou que a apresentadora era "leiga" para avaliar sobre um profissional ser um bom cozinheiro ou não.
"Só uma observação: na prova do cordeiro, por exemplo, eu vejo um cozinheiro de 25 anos de profissão, um outro que viajou vários lugares do mundo, três cozinheiros com gabaritos muito bons e que apresentam um purê e uma carne refogada. Eu acho que esse não é um prato que está à altura do 'Masterchef'", declarou, sendo questionado se considerou o resultado injusto. "Injusto eu acho uma palavra muito forte. Acho que a avaliação não foi muito precisa. Não é só fazer uma comida gostosa".
"Você acha que o sabor não é o mais importante?", insistiu Ana Paula. "Não falei isso. Faz parte de um conjunto de avaliação. Ele tem um peso. Assim como as técnicas têm peso...", respondeu. "Que é um peso muito importante. Se eu vou a um restaurante, e não vejo como o cozinheiro está vestido, como ele manipulou aquele alimento, que tipo de higiene ele usa, o meu critério é o que eu estou comendo", destacou ela. "Mas você é leiga, me desculpa falar isso", frisou o professor pernambucano.
A jornalista, recém-operada de uma cirurgia na coluna, não deixou deixou barato e rebateu o comentário. "Sou completamente leiga, você está corretíssimo, mas eu sou a conta final da sua profissão, se você não me agradar, você não agrada ninguém", respondeu Ana Paula. Em seguida ele retruca. "Estou falando o que estou sentindo, ninguém é do da razão e nem da verdade. Não estou com raiva e nem frustado", afirmou.
Ela, dedicada ao empoderamento feminino, conclui: "É um jogo. Em última instância tem três julgadores, vários convidados, essa é a regra para todo mundo que se inscreve. João, volta para o seu estado com orgulho. A linha entre a opinião forte e a arrogância é muito tênue, muito, muito fina".
Com a discussão e a eliminação a internet foi a loucura. "Vai ser um baque quando João abrir o Twitter e descobrir que todo mundo acha que ele foi tarde", comentou um internauta. "Ana Paula foi a escola de samba e o João o sambódromo", disse mais um. "Esse João é real mesmo? Essa arrogância é real? Alguém me diz que ele além de cozinheiro é ator, porque não é possível", opinou outro.
(Por Rahabe Barros)