A Globo já prepara uma comemoração pelos seus 60 anos de fundação, em abril de 2025. Uma das atrações será o remake da consagrada novela "Vale Tudo" (1988/1989), considerada por muitos a melhor história de mais de sete décadas de televisão no Brasil. O elenco da segunda versão da novela de Gilberto Braga (1945-2021) está sendo montado, porém já se sabe que um grande nome estará fora por ter declinado do convite.
E se "Vale Tudo", assim como o original de "Selva de Pedra" (1972/1973) e "Roque Santeiro" teve audiência espetacular, por outro lado, alguns programas da emissora líder foram verdadeiros fiascos na medição no Ibope. Não por menos, duraram muito pouco e hoje praticamente estão "perdidos no churrasco".
Ou você era fã e não perdia uma "TV Zona", nos sábados, ou "Sociedade Anônima", nos domingos? O Purepeople que já te fez descobrir que o Bozo esteve no elenco de "Alma Gêmea" (2005/2006), agora te conta cinco programas "flopados" da Globo.
Depois da morte de Chacrinha (1917-1988) e de uma passagem rápida de Sérgio Mallandro com programa de calouros, a Globo apostou em Luiz Thunderbird, revelado pela MTV, para as tardes de sábado em 1994.
A atração visava reunir diferentes estilos musicais e dar chance aos novos talentos. A estreia foi no dia 23 de julho e o programa acabou no dia 13 de agosto. Portanto, foram míseras quatro edições. No dia 20, quando a atração nem iria ao ar, o "Jornal do Brasil" cravou:
"Vai sair do ar qualquer dia desses o 'TV Zona', programa do VJ Thunderbird na TV Globo. Boni mandou tirar do ar daqui a umas três semanas, já que o Ibope é quase igual a nada". A direção, ora só!, era de Boninho.
Se tem alguém que pode sentir falta do programa, igualmente exibido nas tardes de sábado foi Kelly Key, revelada naquele palco. Salgadinho e Netinho apresentavam o musical que naufragou.
De nada adiantou trocar uma casa de shows pelos estúdios da emissora. A estreia ocorreu em 27 de março e a exibição final em 15 de maio de 1999.
Passados sete anos, em 2001, a Globo voltou a apostar em cria da MTV: Cazé Peçanha. Batendo de frente com Silvio Santos e seu "Topa Tudo por Dinheiro" (1991-2001), o programa chegou a perder no Ibope-SP por 22 a 12 em maio, na mesma semana em que foi anunciado seu fim.
A estreia ocorreu no dia 1º de abril e a última exibição no dia 27 do mês seguinte, somando apenas 9 edições. O "Sociedade..." reunia desde entrevistas a um quadro de calouros.
E já que falamos de Silvio Santos, o "Topa Tudo..." fez outra vítima: o "Casa do Terror", que ocupava a faixa noturna do domingo pós-"Fantástico". Em maio de 1995, um episódio foi "goleado" pelo "Homem do Baú" por 30 x 21 (números de SP).
Inspirado no gênero "terrir" e com grande elenco (como os saudosos Eva Todor, Francisco Milani e Pedro Paulo Rangel), durou só duas semanas. Roberto Talma (também do "Samba...") e José Lavigne (também do "Sociedade...") foram os diretores.
Atualmente fora da Globo e na mira do SBT, Fernanda Gentil comandou esse programa dominical nas tardes de 3 de outubro a 19 de dezembro de 2021. O game show reunia famosos em uma série de brincadeiras inspiradas na infância.
O Ibope-SP em 14 de novembro foi "na base da palmada", chegando ao 4º lugar (atrás de Band, Record e SBT) e virou freguês do "Domingo Legal".