A reprise de 'Tieta' estreia no próximo 2 de dezembro no Vale a Pena Ver de Novo. Mês que começa o período de férias e as celebrações festivas de final de ano, dezembro não é considerado um mês interessante para lançamento de novelas, sejam inéditas, sejam reprises.
Mesmo assim, a Globo resolveu arriscar a inclusão da icônica obra de 1989 no horário vespertino para analisar como o público se comporta. Ao ocupar o lugar de 'Alma Gêmea', 'Tieta' tem a missão de estabilizar ou aumentar a audiência da bem-sucedida exibição da trama espírita. A obra de Walcyr Carrasco chega a 20 pontos de audiência, quase encostando em 'Mania de Você', atual novela das nove.
Desde 1990, a Vênus Platinada não estreia uma produção original no mês de dezembro. Nesse sentido, estamos falando de tramas do horário das seis, sete e as nove, mas 'Tieta', mesmo sendo uma reprise, entra no plano estratégico da Globo.
Geralmente o público estranha os primeiros capítulos de uma nova trama no ar. Então, se já é difícil nas demais épocas do ano, imagina em dezembro quando os televisores sofrem concorrência com as altas temperaturas e festividades de fim de ano. Para se ter uma ideia, 'Lua Cheia de Amor' foi a última novela que estreou em dezembro, no exato dia 3, ou seja, há 34 anos. Como resultado, a Globo viu o afastamento do público e o retorno somente nos primeiros meses de 1991.
Pode-se dizer que a empresa resolveu ousar com a chegada de 'Tieta' na reta final de 2024. As expectativas são altas, já que as peças de divulgação são chamativas justamente para fisgar a memória dos noveleiros.