Na novela "Gênesis", José (Juliano Laham) vai recusar fuga da cadeia, para onde foi levado ao ser vítima de armação de Neferíades (Dandara Albuquerque). Quem tenta convencer o hebreu a fugir é Lúcifer (Igor Rickli), adianta o Purepeople. Isso ocorre quando os três soldados que fazem a vigília do cárcere são golpeados por quatro homens que se passam também por oficiais na trama bíblica que se aproxima da reta final.
"Os soldados caem desacordados e três dos homens os arrastam para dentro de uma cela vazia, trancando-os lá dentro. Comoção entre os presos, principalmente de Lúcifer, que se levanta, sorrindo em expectativa e olha na direção de José, que também se surpreende e se levanta, assistindo a tudo o que está acontecendo. Os homens fazem sinal para os presos não darem um pio", pede o texto.
"José assistindo a tudo apreensivo, mas ao mesmo tempo esperançoso com a possibilidade de sair dali. Lúcifer sinaliza para a cela de José e fala com o homem que abriu a sua cela", prossegue o script distribuído aos atores e produção. Nesse momento, o "anjo do mal" age por José, a quem já "envenenou". "Ele também. Abre a dele também. É a sua chance. Vamos sair daqui", diz.
Porém, o filho de Jacó (Petronio Gontijo) mostra-se indeciso. "Vamos! O que você tá esperando? É agora ou nunca. Anda! Os guardas vão chegar a qualquer momento. Você nunca vai ter outra chance como essa", afirma o "tinhoso" quase convencendo o hebreu. José até avança como se fosse fugir, mas logo recua: "Não, eu não vou fugir".
A negativa quase tira Lúcifer do sério, mas ele se acalma e tenta convencê-lo. "Você vai morrer se ficar aqui. Eles vão te julgar e vão te matar!", frisa o único personagem a atravessar as sete fases. Mas José é firme e não recua. "Sou inocente. Não vou fugir. Se Deus achar por bem me dar minha liberdade, que seja. Se não... que seja", afirma o futuro governador do Egito.
Em tom baixo, um prisioneiro que não será visto na cena pede para Lúcifer desistir de tentar fazer José mudar de ideia. "Se ele não quer ir, problema dele. Abre pra gente!", aponta. Isso tudo só irrita ainda mais o capiroto. "Você vai se arrepender de ter rejeitado a minha oferta", afirma antes de deixar a cela.
Já na outra ponta da trama, Abumani (Dudu de Oliveira) será espancado cruelmente a mando de Adurrá (Ricardo Lyra) ao ser pego tentando fugir com Asenate (Letícia Almeida). O vizir do palácio não fica satisfeito e ainda manda matar o servo. O vilão só não consegue isso porque a jovem aceita se casar com ele.