O casamento do príncipe Harry e de Meghan Markle atraiu vários famosos neste sábado (19). Entre 600 convidados do casal estavam o ex-jogador de futebol David Beckham, acompanhado da mulher, Victoria Beckham. A cerimônia realizada em Windsor, na capela de St. George foi marcada pela quebra de tradições. A noiva chegou acompanhada da mãe, subiu as escadas sozinha e foi conduzida ao altar pelo príncipe Charles, agora seu sogro. O pai da atriz passou por uma cirurgia cardíaca durante a semana e não pode viajar para a Inglaterra. Já no altar, Meghan omitiu a parte onde deveria dizer que será obediente ao marido. Aos 36 anos, a atriz divorciada é engajada em questões da igualdade de gênero.
A lista de convidados famosos incluiu ainda o ator George Clooney. Ele teve a companhia da mulher, Amal Clooney. Outro casal que prestigiou Harry e Meghan foi a tenista Serena Williams e Alexis Ohanian. Além de Elton John e o marido, David Furnis. A apresentadora Oprah Winfrey também esteve na cerimônia, que teve entre os pajens e daminhas de honra George e Charlotte, sobrinhos do noivo. A menina roubou a cena ao acenar para os súditos do lado de fora da capela.
Ao subir ao altar para se tornar a nova integrante da Família Real, a americana escolheu um vestido assinado por Clare Waight Keller, primeira mulher a dirigir a grife Givenchy. O véu de 5 metros tinha mais de 50 flores bordadas representando cada um dos 53 países do Commonwealth. A noiva deixou uma parte dos ombros de fora, mas optou por mangas longas. Um detalhe que chamou atenção foi a tiara de mais de 100 diamantes e que pertenceu a Maria de Teck, avó da rainha Elizabeth II. Um pouco antes do casamento, os noivos ganharam o título de Duque de Sussex e Duquesa de Sussex. O neto da soberana agora também é Conde de Dumbarton e Barão Kilkeel.
Por conta do aniversário de 70 anos do pai de Harry, a lua de mel do casal foi adiada. Eles tinham como plano passar os primeiros dias de casados na Namíbia, na África. Charles, primeiro na linha sucessória do trono inglês, completa mais um ano de vida daqui a três dias. E essa será o primeiro compromisso do novo casal que está junto desde 2016. O relacionamento só viria a ser assumido no ano seguinte e Harry e Meghan chegaram a optar por programas em casa. Eles precisaram também driblar a distância antes do casamento.
(Por Guilherme Guidorizzi)