O príncipe Harry e Meghan Markle se casaram neste sábado (19) na capela de St. George, em Windsor, na Inglaterra. Na cerimônia para 600 convidados, entre eles Elton John e o ex-jogador de futebol David Beckham, a atriz americana apostou em um vestido minimalista assinado por diretora da grife Givenchy com véu de 5 metros de comprimento e usou uma tiara de diamantes. Na escadaria da capela, o casal trocou o primeiro beijo como marido e mulher. Assim como fez a princesa Diana, em 1981, Meghan omitiu que vai ser obediente ao marido, dizendo somente que irá amar e cuidar dele. O casamento começou com seis minutos de atraso e foi celebrado reverendo anglicanoamericano Michal Curry. Em sua fala, ele citou o líder Martin Luther King ao dizer que é necessário descobrir o poder do amor. "Assim, vamos ser capazes de fazer do velho mundo um novo mundo. O amor é o único caminho", repetiu.
Meghan foi levada ao altar pelo sogro, o príncipe Charles, depois que o pai, Thomas Markle, passou por uma cirurgia no coração ao longo da semana, mas fez uma parte do trajeto sozinha. Em entrevista ao site "TMZ", ele lamentou não comparecer ao casamento da filha. "Minha bebê está bonita e parece muito feliz. Eu queria estar lá e desejo a eles todo amor e felicidade", declarou. Dias antes do casamento, circulou rumores que o pai de Meghan teria decidido não ir ao casamento para não envergonhar a filha depois que ele foi acusado de armar flagras com fotógrafos. No altar, Harry teve a companhia do irmão, o príncipe William, como seu padrinho. O príncipe George e a princesa Charlotte foram alguns dos pajens e damas de honra da cerimônia e chegaram ao lado da mãe, Kate Middleton. O irmão caçula das crianças, o príncipe Louis, nascido no fim de abril acabou não indo ao casamento do tio. No total foram seis daminhas e quatro pajens. Ao longo da cerimônia, o coral interpretou a música "Stand by me".
Após a cerimônia, o novo casal foi recebido em almoço pela Rainha Elizabeth II. Haverá ainda recepção organizada pelo pai de Harry. Entre as convidadas do casamento do filho caçula de Diana, morta em acidente de carro em 1997, estavam Cressida Bonas e Chelsy Davy, ex-namoradas dele. Meghan e Harry engataram o namoro em 2016, mas só no ano seguinte assumiram o relacionamento, que optou pela discrição durante algum tempo e encarou ainda a distância. A lua de mel foi adiada porque daqui a três dias o príncipe Charles comemora 70 anos. E será esse o primeiro evento oficial de Meghan e Harry como marido e mulher.
(Por Guilherme Guidorizzi)