Com salto alto, usando maquiagem e um vestido decotado, cheio de babados, Caroline Abras chega ao set de gravação da novela "I Love Paraisópolis" para fazer as cenas de Ximena, mas a personagem está quase irreconhecível. Após ganhar um banho de loja patrocinado por Gabo (Henri Castelli), ela passa por uma transformação. Em conversa com o Purepeople, a atriz conta que estava há cinco meses sem fazer as unhas e comenta: "Estou muito curiosa para saber como as pessoas vão reagir à mudança, acho que ela vai mexer com os ânimos do público".
Acostumada com as botas de Ximena, Caroline anda com cuidado pelas ruas de Paraisópolis, na cidade cenográfica, no Projac. "Tô um pouco desconfortável, né?! (risos)", ela brinca, mas também pondera: "É bem diferente. Eu acho que a gente se envolve tanto com o personagem que é até difícil fazer essa transição, usar vestido e tal. Chegar no set e encarar as pessoas que te vêem diariamente de bota e calça jeans... Acho que todo mundo leva um sustinho. Mas é interessante, até como motivação da personagem, a atriz também se sentir desconfortável".
Se antes a artista ficava pronta para gravar em 20 minutos, na nova fase é preciso ao menos uma hora para fazer a caracterização. E as mudanças não param só na maquiagem, cabelo e roupas. "Virão outras transições, mas isso aos poucos", avisa Carol, que também explica que a transformação será gradual e de fora para dentro. "Ela ainda fala 'e aí mano', 'tá ligado', 'tamo junto'. É um processo, a mudança exige um tempo... Na inauguração do Cebola Brava, por exemplo, mesmo com o novo visual ela ainda tem o jeito de antes".
'Estou me redescobrindo como mulher'
Durante a conversa, a Caroline tenta fechar sozinha a pulseira que compõe o novo look de Ximena, mas não consegue e acaba desistindo. Tal como a personagem, a intérprete está retomando certos hábitos, que havia deixado de lado. "Tive que construí-la jogando longe a feminilidade, foi preciso me despudorar. E a partir de agora tenho que reconstruir isso, só que em outro lugar, que não é o da atriz (...) O processo foi tão intenso que eu estou me redescobrindo como mulher mesmo. (...) Estou há cinco meses sem cutilar as unhas, descobri isso hoje (risos). Mas são coisas que você vai desapegando, e o personagem é tão prazeroso que isso não é um problema", conta.
Mas se engana quem acha que só na nova fase a personagem vai despertar olhares de desejo. "A Ximena mexe com os homens, eu não sei o que é que ela tem, não sei se é essa força... Mas mexe. Acho que existe uma sensualidade ali dentro dela", afirma a artista. Na trama, a jovem se tornou amante do vilão Gabo, que depois que se separar de Soraya (Leticia Spiller) vai assumir o relacionamento com ela.
Carol conta que o estilo da personagem agrada muitos colegas: "O Babu (Santana) brincava muito, toda vez que eu vinha para a gravação de vestido ele falava: 'não, não gosto! eu quero você de botas e calça' (risos)". Ela adianta também que a transformação só vai até certo ponto: "Acho que de personalidade ela não muda. A gente pode até mudar nos modos, mas a personalidade forte vai se manter."
Atriz está na expectativa para saber a reação do público
Feliz com o desafio da mudança, a intérprete admite certa ansiedade e expectativa. "Eu acho que vai mexer um pouquinho com os ânimos do público, porque tem gente que defende com muita veemência essa mulher forte, que se impõe e que está no meio do universo masculino. Isso é muito legal e inspira muitas meninas. E agora, como vai ser isso? Ontem mesmo um amigo me falou: 'a minha priminha de quatro anos não coloca mais vestido porque ela diz que a Ximena só usa calças'. Daí eu pensei 'Meu Deus, e agora? Ela vai ficar muito frustrada...'", relata.
E antes de ir gravar a cena da inauguração do restaurante, que será a primeira vez que Ximena vai a Paraisópolis depois da transformação, a atriz admite: "Estou muito curiosa para saber como as pessoas vão reagir à mudança, à essa relação com o Gabo, que é o vilão, e também ao fato de ela deixar o Grego. Tenho muita curiosidade, estou bem ansiosa".
(Por Samyta Nunes)