Recém-contratado pela Record, o ator Kaik Pereira , de 13 anos, foi vítima de racismo em um post compartilhado no seu perfil do Instagram. O intéprete de Neco no remake de "Chiquititas" foi insultado por um internauta por causa da cor de sua pele: "Macaco preto safado, volta para a África. Mano, se mata. Você é negro, preto da macumba, imundo. Seu nojento. Você tem que morrer queimado". A mãe do ator, Fabiana Pereira, é quem administra a página do filho e rebateu a ofensa com uma mensagem positiva. "Que Deus tenha piedade de sua alma". Assim como o menino, a jornalista Majú, garota tempo do "Jornal Nacional", declarou em recente entrevista que já sofreu discriminação racial.
Tranquilo, Kaik demonstrou levar o fato com naturalidade. "Sei que é normal. Eu não ligo para essas coisas, não. Tem muita gente que tem preconceito. Já vivi outras situações parecidas, mas sei que é preciso acabar com esse negócio", desabafou em conversa com o site da Record.
Ator mirim recebe apoio de internautas: 'Você é um menino de ouro'
Escalado para a novela "Escrava Mãe" - substituta de "Os Dez Mandamentos" - o menino recebeu o apoio dos fãs com inúmeras mensagens positivas. "Neco, não se preocupa. Esse menino falou um monte de coisas ruins, mas você é um menino de ouro", escreveu uma fã mirim. "Não liga para isso. Esse menino tem inveja de você", completou outra. Após o incidente, Kaik passou a usar a hastag "somos todos iguais" nas fotos compartilhadas em sua conta na rede social.
Assim como Kaik,Thaís Fersoza também está escalada para a novela. Afastada desde o fim de "Dona Xepa", em setembro de 2013, a mulher do sertanejo Michel Teló, companhia constante do cantor em shows, vai interpretar uma vilã em "Escrava Mãe", com estreia está prevista para novembro.
Neymar lançou campanha contra preconceito no ano passado
Após o jogador Daniel Alves ser alvo de uma banana atirada no campo durante uma partida na Espanha, em abril de 2014, Neymar criou a campanha #somostodosmacacos. Na ocasião, Alves pegou a banana do chão e comeu. A atitude repercutiu no mundo inteiro.
Neymar também se viu no olho do furação ao receber insultos racistas de torcedores revoltados do time catalão, que imitaram sons e gestos de macacos direcionados ao craque do Barça.