A campanha de Neymar contra o ato de racismo envolvendo Daniel Alves foi consagrada no Festival de Cannes, o mais importante da publicidade. A propaganda envolvendo a #somostodosmacacos ganhou dois prêmios: o Leão de Ouro na categoria Promo e o Leão de Prata na categoria PR (Relações Públicas).
Tudo começou quando, no dia 27 de abril, o lateral direito Daniel Alves foi alvo de uma banana atirada ao campo durante a partida entre Barcelona e Villareal, pelo Campeonato Espanhol. Na ocasião, o brasileiro recolheu a banana do chão, comeu e depois cobrou o escanteio.
Horas depois, Neymar publicou uma foto em seu Instagram em que ele e o filho, Davi Lucca, seguravam bananas. Na legenda, a hashtag "somos todos macacos". A mensagem, que foi uma ideia da agência de publicidade Loducca, se espalhou nas redes sociais após vários artistas e celebridades compartilharem fotos segurando bananas.
Após a campanha, Luciano Huck estampou uma campanha com a mensagem "Somos todos macacos". Cada peça que leva a frase em destaque era encontrada no site da marca "Use Huck" por R$ 69,00. O texto para promover a roupa mostra a indignação sobre o episódio: "Racismo em pleno século XXI?! A gente manda uma banana para todos os racistas e assim como o Daniel Alves, mostramos que somos 'muuuuuito' maiores do que qualquer preconceito estúpido. Vista essa causa e mostre que somos todos iguais".