"A Fazenda" está na reta final, mas as brigas e desentendimentos que começaram no programa não estão nem perto do fim. Com ameaças e denúncias de violência psicológica, como fez Deolane após pedir para sair do programa, a atual edição chega ao fim com bastante polêmicas. De acordo com a psicóloga Maria Rafart, o programa foi um dos mais agressivos desde a estreia.
Com um participante pedindo para sair do programa logo no início, a profissional avalia o comportamento do elenco. "Não é só nas relações amorosas que vemos pessoas abusar psicologicamente umas das outras: o trabalho, a família e até as amizades também podem estar contaminados pelas agressões e ataques que minem diretamente a autoimagem de alguém", disse Rafart.
"Esta edição da Fazenda será conhecida como uma das mais agressivas de todos os tempos. As discussões não diziam respeito apenas às tretas do dia a dia dentro do confinamento, como quem come o bolo escondido ou quem lava o banheiro", comentou a profissional.
Por outro lado, o comportamento de alguns participantes chamaram atenção fora do programa, principalmente por envolver ameaças e até simulação de soco. "Muitas das agressões que assistimos nesta edição visavam atacar em cheio a autoestima do outro participante, desqualificando sua carreira e suas relações amorosas fora do programa. É como se houvesse uma licença especial para trazer coisas de fora para dentro do reality, e lá dentro, destruí-las", explicou.
"Neste sentido, os danos psicológicos nas vítimas desses ataques podem ser consideráveis, pois atingem em cheio a sua autoimagem – não se trata de criticar pequenas atitudes do cotidiano, e sim, de desqualificar esforços profissionais de décadas. O objetivo destas ofensas era causar sofrimento – e isto realmente aconteceu", completou.
Em sua live, Deolane contou que "A Fazenda" não era o seu sonho, além de expor que recebeu um cachê acima dos outros participantes. De acordo com a advogada, ela entrou no programa em busca de visibilidade, diferente de outros peões. Para Rafart, o que leva um artista a aceitar o convite para um reality, como atores e cantores que estão confinados, é a busca pela redenção
"Alguns artistas participam deste tipo de programa buscando reacender a chama de suas carreiras. Quem tem uma profissão que dependa do sucesso perante o público sabe o quanto é complicado se manter com os holofotes acesos sobre si. Quando a fama esfria, a autoestima do artista é atingida. O reality surge como uma chance de redenção", comentou.