"A Fazenda 2022" está sendo palco para inúmeras tretas, confusões, brigas e o público pode reparar que os participantes não chegam nem perto do que foi o "BBB do Amor". De acordo com a psicóloga Maria Rafart, os efeitos do confinamento podem explicar alguns comportamentos em excesso, como aconteceu na briga que gerou a expulsão de dois participantes, além de explicar sobre a rivalidade que fez um grupo pensar em desistir coletivamente.
Maria Rafart explica que o confinamento pode tornar um ambiente mais hostil por privar os participantes de coisas básicas, como notícias sobre familiares e a interação com um grupo menor de pessoas. A profissional chamou de "bomba psicológica" o resultado do maior efeito do confinamento que é quando o participante entende que tudo ao redor é uma ameaça.
Após ser eliminado de "A Fazenda", Vini contou que se sentiu mal por começar a briga que acabou na expulsão de Tiago, explicando que as palavras de Shayan foram um gatilho. Vini está fora do reality show, mas ao longo dos meses os participantes podem sofrer mais com o impacto do confinamento.
De acordo com a psicóloga, quem está neste tipo de situação "pode reduzir as chances de haver um olhar crítico sobre si mesmo", ou seja, os participantes não percebem que a realidade dentro do programa não é a única.
O público que reclamou das músicas e todo clima amistoso do "BBB", que consagrou Arthur Aguiar como campeão, não imaginava que em "A Fazenda" haveria divisão até de alimentos entre os grupos. A dinâmica começou nesta edição e, para Maria Rafart, é uma questão de competitividade.
"Nesta edição da Fazenda, há a novidade da disputa polarizada, bem ao estilo maniqueísta: é como se houvesse uma real luta entre bem e mal – o curioso, é que cada parte acha que o mal está na outra!", disse a psicóloga.
"Logo, compartilhar as coisas boas seletivamente com os membros de seu grupo passa a ser a regra. Como o ambiente é muito reduzido em termos de estímulo, a comida passa a ter um papel mais fundamental ainda nesta divisão", completou.
Deolane não fugiu de uma briga dentro do programa. A advogada levou rivalidades para fora do programa, assim como Shayan que a acusou de ser favorecida, e tirou alguns adversários do sério com suas ameaças do tipo "lá fora eu te pego". No entanto, Rafart ressalta que nenhuma ameaça feita dentro de reality show foi concretizada.
"Deolane se mostrou muito combativa desde o primeiro dia, e isto é uma espécie de 'assinatura' de sua personalidade. No entanto, realizar efetivamente as ameaças fora do reality nunca se concretizou na prática até nas piores inimizades da história dos realities. Uma vez do lado de fora, os problemas de dentro do programa passam a ser menores, e consequentemente mais relativizados, e até esquecidos", completou.