Encarnação (Selma Egrei) já comemorou 100 anos na novela "Velho Chico", mas ainda está lúcida e ativa. Além dos embates e ameaças a Iolanda (Christiane Torloni), a matriarca vai intervir numa discussão entre Piedade (Zezita Matos) e Afrânio (Antonio Fagundes) nos próximos capítulos. Comovida pelo discurso da mãe de Santo (Domingos Montagner), a centenária se impõe ao filho e anuncia o fim da guerra entre as famílias: "Essa terra já bebeu sangue demais! E guerra nenhuma vai recomeçar enquanto eu for viva! Só se for depois da minha morte!".
De acordo com a colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut, tudo começa depois que Cícero (Marcos Palmeira) tenta matar Santo e troca tiros com ele e Bento (Irandhir Santos). O filho de Doninha (Suely Bispo) comete o atentado depois de ter invadido e incendiado a cooperativa a mando do coronel. Ao saber do acontecido, Piedade (Zezita Matos), chocada, vai até a fazenda Sá Ribeiro e confronta Afrânio.
A viúva grita, diante da casa do inimigo: "Saruê!!! Saruê!!! Seu bandido!!! Eu estou aqui! Vim dizer que essa guerra agora acaba ou agora se começa! Aqui! Comigo, e às claras!". O coronel acorda com os gritos e sai de casa. "Quem a senhora pensa que é para vir me botar ameaça?", ele pergunta, e a senhora o enfrenta: "Posso ser mulher ou o que for, coronel, mas coragem não me falta para lhe afrontar. Falta, não! Graças a Deus não preciso nem nunca precisei me esconder atrás de jagunço nenhum para fazer o que é direito!".
Encarnação aparece e acaba com a briga
Diante a afronta, Afrânio diz: "Vejo que a senhora perdeu, além do bom senso e do juízo, a noção de perigo". E Piedade, firme, continua: "Não tenho medo de você, Saruê. Nem de você, nem da morte! Se o coronel quiser me matar, que seja macho de fazer o serviço com as próprias mãos! Se quiser acabar com minha família, vai ter que começar comigo, e vai ser já! À luz do dia! Não acoitado pelos escuros da noite como o senhor mandou fazer com meu filho!"
Nesse momento Encarnação chega e impede o filho de expulsar a matriarca da família rival, dando permissão para ela explicar os motivos da visita. "Já perdi muita gente por ordem vossa, coronel! A mim pouco importa de onde veio a ordem. Tendo sido ordem sua ou de quem quer que seja, essa briga enterrou meu amigo e o amor de minha vida! Estou aqui para dizer que ou ela vai me enterrar agora, ou não enterra mais ninguém! Senhora perdeu filho, Encarnação, e sabe bem onde é que dói o rasgo!", declara a viúva de Belmiro (Chico Diaz).
A menção a Inácio, seu falecido filho, emociona Encarnação, que impõe a trégua, contrariando Afrânio. "Essa terra já bebeu sangue demais! E guerra nenhuma vai recomeçar enquanto eu for viva! Só se for depois da minha morte! Então, a senhora vá em paz, e com a minha palavra. Que aqui ficamos em paz também", ela diz, e faz com que Afrânio acate sua decisão.
(Por Samyta Nunes)