Na segunda fase da novela "Velho Chico", marcada pela comemoração dos 100 anos de Encarnação (Selma Egrei), a matriarca da família Sá não deixará barato a volta de Miguel (Gabriel Leone) para o Brasil. Ao saber que o filho de Tereza (Camila Pitanga) com Santo (Domingos Montagner) voltará para Grotas, Encarnação briga com Iolanda (Christiane Torloni) e ameaça contar para todos que Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) não é o verdadeiro pai de seu bisneto. As informações são da colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo".
Depois de anos fora do país estudando agronomia, Miguel decide retornar ao Brasil para se tornar sucessor de Afrânio (Antonio Fagundes). Com medo que o rapaz assuma os negócios da família no lugar de Martim (Lee Taylor), que considera como um filho, Encarnação ficará descontrolada e acusará Iolanda de querer se aliar ao neto de Afrânio para roubar o patrimônio da família.
Em choque com a falsa acusação, Iolanda vai ao encontro de Tereza e revela a ela todo o plano de Encarnação, aconselhando a contar toda a verdade para o filho. Mexida com a notícia, a filha do coronel ficará indecisa e pede a opinião de Carlos Eduardo, que afirma ser melhor manter o segredo sobre a paternidade de Miguel.
Tereza chora ao falar de Santo para o Padre Romão
No dia da festa de aniversário da avó, Tereza avista Santo num barco a distância e fica abalada. Nos próximos capítulos da trama, a filha de Afrânio faz uma visita ao padre Romão (Umberto Magnani) e pede notícias sobre o amor do passado. Mas a resposta do sacerdote faz com que ela caia no choro e revele que se arrepende de ter escondido do filho quem é seu verdadeiro pai.
Enquanto ouve o clérigo falar, a filha do coronel é tomada pela emoção e não segura as lágrimas e o religioso se espanta: "O que foi, Tereza? Por Deus, eu disse alguma coisa?". "Não, padre. O senhor não disse nada. Fui eu que não tive coragem de dizer", ela explica. E continua: "Eu construí minha vida em cima de uma mentira, padre! Às vezes eu percebo que construí minha vida inteira em cima de uma grande mentira!".
(Por Rahabe Barros)