A nova fase da novela "Velho Chico" está marcada para dia 12 de abril, logo após o casamento forçado de Carlos Eduardo (Rafael Vitti) e Tereza (Julia Dalavia), que perdeu a virgindade com Santo (Renato Góes). Na cena seguinte à cerimônia do casal, Encarnação (Selma Egrei) aparecerá com aparência mais envelhecida, 28 anos depois, e Afrânio será interpretado por Antonio Fagundes. As informações são do "Notícias da TV".
"Estou muito velha, meu filho. Velha e cansada de toda esta vida. Mas não morro antes de botar meus olhos de novo no teu rosto, Martim (Lee Taylor). Antes disso não me vou! Nem que Deus queira e nem se o diabo vier me buscar. Sem me despedir de você eu não vou!", diz a matriarca da família, lembrando-se do neto, que não conheceu a mãe, Leonor (Marina Negry), morta durante o parto.
No roteiro entregue aos atores, é feita uma descrição detalhada da cena: "Um vento forte balança as cortinas e varre o quarto, apagando a vela. Cessado o vento, Encarnação, com um gesto lento retira a mantilha negra, revelando cabelos todos brancos e um rosto cansado, sulcado pelos quase 30 anos que se passaram. Se mira no espelho, parece uma estranha ao seu olhar. Veste uma nova mantilha, agora branca".
Em seguida, a cidade de Grotas será enfeitada para a comemoração de seus 100 anos e, na praça da igreja, o população irá assistir a uma homenagem para a matriarca, com espetáculo de bonecos que contará sobre sua vida. A família Sá Ribeiro vai em direção à igreja e, no caminho, o povo saudará a mãe de Afrânio, que a enfrentou para assumir o relacionamento com Iolanda (Carol Castro), depois de acordar do coma ao ser baleado por Bento (Dyio Coelho).
Após a missa em sua homenagem, Encarnação se despedirá dos convidados. "Obrigado, novamente, pelo carinho de todos. Peço que me desculpem, mas é a primeira vez que faço cem anos e estou um pouco cansada", dirá com bom humor. "Aproveitem a tarde, que eu vou me recolher. A festa é de vocês! Sirva champanhe a todos os empregados!", ordenará ela aplaudida por todos antes de sair.
(Por Rahabe Barros)