Afrânio (Rodrigo Santoro) não herdou só a fazenda e os negócios do pai, mas também o desafeto dele, Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi), na novela "Velho Chico". Nos próximos capítulos, o advogado será pressionado pela mãe, que o ameaça: "Se você não tiver coragem de resolver isso, eu mesma vou até lá e faço o serviço". Diante disso, prestes a se casar na igreja com Leonor (Marina Nery), ele contrata um assassino de aluguel que mata o marido de Eulália (Fabiula Nascimento) durante a celebração.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de terça-feira (22). Encarnação (Selma Egrei) descobre que Capitão Rosa convenceu muitos produtores de algodão a se juntarem a ele e confronta o filho: "Eu quero uma explicação! Quero sabê que diabo você anda fazendo com a fazenda". No meio da discussão, Afrânio argumenta que o coronel Jacinto (Tarcísio Meira), fechou contratos sem saber se teria como cumpri-los.
"Não estava nos planos dele morrer, dona Encarnação. Ele achou que ia estar aqui para pressionar o povo a vender o algodão para ele, a qualquer preço, como sempre fizeram", diz o herdeiro, mas ela reage com hostilidade: "Seu pai era macho, tinha pulso firme com esse povo! É essa a diferença entre ele e você". Pressionado, o coronelzinho dispara: "A senhora simplesmente diga o que eu tenho que fazer, que eu faço, e pronto".
Encarnação sugere que Afrânio se livre do concorrente
Aos gritos, Encarnação incita o filho a cometer o assassinato: "O caso não é saber o que fazer, Afrânio, é ter coragem para fazer! Recupere os fornecedores e compradores que seu pai lutou a duras penas para conquistar. É o mínimo que você deve a ele! E se você não tiver coragem de resolver isso, eu mesma vou até lá e faço o serviço."
Afrânio então chama Clemente (Julio Machado) para uma conversa em particular e manda que ele contrate um matador para acabar com o capitão. Quando el termina de se arrumar para o casório, o jagunço pergunta se o patrão está nervoso por causa do casamento, e o rapaz responde: "Tô é preocupado você sabe com o quê... Quero você e os outros a postos na entrada da capela. A vista de todos. É bom que o padre veja todo mundo lá. Cuide para que não falte ninguém".
Enquanto Afrâni sobe ao altar diante de toda a cidade e na presença de seus homens, para evitar qualquer suspeita, Capitão Rosa é surpreendido pelo assassino no porto, sozinho, e leva três tiros à queima-roupa. Conheça todos os personagens da novela das nove no nosso quem é quem. E se você perdeu algum capítulo, veja o resumo dessa primeira semana e fique por dentro do que rolou.
(Por Samyta Nunes)