Após encomendar a morte do Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi), Afrânio (Rodrigo Santoro) vai levar a culpa também pelo assassinato de Belmiro (Chico Diaz), nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". Após uma passagem de tempo, Cícero (Pablo Morais) arma uma emboscada para Santo (Renato Góes), por ciúmes do namoro dele com Tereza (Julia Dalavia). Só que o pai do rapaz tem um mau pressentimento e, no ímpeto de proteger o filho acaba levando o tiro que era para ele. Como o viúvo de Leonor (Marina Nery) é inimigo declarado do marido de Piedade (Cyria Coentro), o povo da cidade o acusa da morte e ele é aconselhado pelo delegado a ir com os filhos para Salvador.
Tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir de 31 de março, na trama das nove. Segundo a coluna Telinha do jornal "Extra", Santo e Bento (Dyio Coelho) vão à delegacia prestar queixa contra Afrânio, que acreditam ser o mandante da morte do pai. Como o delegado é amigo do acusado, resolve avisá-lo da denúncia, mas o coronelzinho se declara inocente: "Não matei Belmiro, delegado, tampouco mandei matar. Ainda que tivesse motivos para isso, não fiz!".
Afrânio se compromete a investigar em sua fazenda e entregar o culpado, caso descubra. O delegado sabe que precisa solucionar o caso para evitar que uma guerra comece, e afirma: "Era bom coronel encontrar esse assassino... Ligeiro! Antes que esse povo encontre!". E completa, antes de sair: "Se coronel me permitir um conselho, agora não mais como delegado, mas a título de amigo... Eu, se fosse o senhor, ia com a família passar uns tempos na capital. Até a poeira baixar! Esse povo está muito exaltado, completamente fora de si. Nunca vi essa gente assim! Tem até quem já ameace fazer justiça com as próprias mãos!".
Afrânio leva Tereza para um internato em Salvador e depois revê Iolanda
Afrânio demonstra coragem e garante que não deve nada a ninguém, mas o amigo insiste em seu aconselhamento: "Coronel sabe, melhor do que eu, do apreço que essa gente tinha por Belmiro... Agora o amigo calcule o tamanho do ódio que eles não tão do sujeito que mandou lhe matar! O coronel tem muito o que perder nessa briga. Essa gente não tem nada!".
Depois de ponderar, o filho de Encarnação (Selma Egrei) resolve ir para Salvador com a mãe, Tereza e Martim (Davi Caetano), para fugir da revolta do povo. Ele leva a filha para um colégio interno, mas a jovem em pouco tempo descobre que está grávida de Santo. Entristecido, Afrânio resolve procurar Iolanda (Carol Castro) e chora ao ver um show da ex-namorada, que fica paralisada quando o exerga na plateia.
Com a falta de ação da polícia, Bento na primeira oportunidade atira contra o coronel, que fica entre a vida e a morte.
(Por Samyta Nunes)