Quando demitiu Zelão (Irandhir Santos) e o expulsou de suas terras junto com Mãe Benta (Teuda Bara), o coronel Epaminondas (Osmar Prado) não pensou na fúria que estava despertando no ex-capanga em "Meu Pedacinho de Chão". De acordo com a colunista Regina Rito, do jornal "O Dia", o ex-funcionário se revolta com o que recebe pelos serviços prestados e ameaça matar o fazendeiro. As cenas vão ao ar no capítulo de quinta-feira (8), na novela das seis da Globo.
Tudo acontece quando Zelão vai receber o que tem direito pelo tempo que trabalhou como braço direito de Epa, mas recusa o valor que recebe, que é muito inferior ao que seria justo. Só que o que o latifundiário não sabe é que o ex-capataz está disposto a matá-lo ele não pagar o que lhe deve. Ele comenta com Giácomo (Antonio Fagundes) que pode matar o coronel se a situação não mudar.
Determinado a receber seus direitos trabalhistas a qualquer custo o capanga desafia o ex-patrão, que demosntra indiferença. Mas Zelão é apoiado por Catarina (Juliana Paes), que decide sair de casa com a filha, Pituquinha (Geytsa Garcia), de tão indignada com a atitude do marido; e também por Ferdinando (Johnny Massaro), que promete encontrar uma maneira de manter mãe e filho morando na casa em que sempre viveram, alegando uso capião do imóvel.