Biografia
Osmar Prado é um do atores mais conhecidos da dramaturgia brasileira. Iniciando sua carreira com apenas 10 anos na telenovela infantil "David Cooperfield", na extinta TV Paulista, atuava também em teatros e foi um dos primeiros atores a participar de novelas na TV Globo, em 1965, integrando o elenco de "Ilusões Perdidas".
Em 1968, assinou contrato com a TV Excelsior, onde atuou em duas novelas. No ano seguinte, Osmar assinou contrato com a TV Globo para trabalhar em "Verão Vermelho" e emendou mais três novelas, sendo protagonista em "Bicho do Mato" em 1972. Logo depois, o ator integrou o elenco fixo do seriado "A Grande família", que finalizou dois anos depois com a morte do autor.
Com o fim do seriado, Osmar voltou a fazer novelas em 1975 e permaneceu até 1982, quando deixou temporariamente a emissora para se dedicar ao teatro e cinema. Durante esse tempo, o ator foi para TV Manchete e atuou em "Viver a vida" (1984). De volta à TV Globo (1986), participou de sua primeira novela no horário nobre. No ano seguinte, trabalhou em "Mandala", sendo que para viver a personagem se viu obrigado a raspar a cabeça, pois o papel seria de um monge budista.
Em 1993, interpretou Tião Galinha, um dos personagens mais marcantes de sua carreira, um personagem exótico que carregava as crendices e fábulas do universo popular na novela "Renascer". O papel lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante da Associação Paulista de Críticos de Arte. Apesar do sucesso na novela, Osmar deixou a emissora no meio das gravações para integrar o elenco de "Éramos seis" no SBT, onde participou também do remake "Sangue do Meu Sangue".
Retornou para a TV Globo em 1998, onde permanece até hoje. Participou de inúmeras novelas e minisséries. Em 2013, tratou um câncer na garganta durante as gravações da minissérie "Amores Roubados", que foi ao ar em 2014, mesmo ano que integrou o elenco da novela das seis, "Meu pedacinho de chão".