Um acidente aéreo causou a morte de pelo menos nove pessoas em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (22). A tragédia ocorre cerca de oito meses após as chuvas históricas devastarem cidades gaúchas causando mais de 170 mortes. Ainda nesse ano, outro desastre com avião deixou 62 vítimas fatais em Vinhedo (São Paulo).
A aeronave havia deixado a cidade de Canela, vizinha a Gramado, com nove pessoas e tinha como destino Jundiaí (São Paulo), porém caiu minutos após a decolagem, às 9h13. Na queda um dia após gravíssimo acidente deixar 41 mortos em estrada de Minas Gerais, uma casa, um prédio, uma loja e uma pousada foram atingidos deixando ao menos 15 feridos, dois em estado grave.
Segundo o g1, a loja estava vazia e um morador do prédio deixou o local sem se ferir. A Avenida das Hortênsias que liga Gramado a Canela chegou a ser fechada para o trânsito e tomada por fumaça - a rota é conhecida por lojas, restaurantes e museus diversos (como os dedicados aos carros antigos e às motos). Nessa época do ano, as duas cidades atraem turistas por conta dos desfiles e outros eventos do Natal Luz.
Por conta do acidente, a programação deste domingo foi suspensa. Haveria o Grande Desfile de Natal e as apresentações na Vila de Natal e na Rua Coberta (diante do Palácio dos Festivais, onde ocorre a tradicional premiação do Kikito de Ouro). A organização não tomou ainda decisão a respeito dos próximos dias.
+ incêndio em pousada no Rio Grande do Sul deixou mortos em abril de 2024
"Esse acidente choca a todos nós nesse domingo próximo ao Natal", lamentou o governador Eduardo Leite após chegar ao local da tragédia. Até por volta das 13h45 as vítimas não haviam sido identificadas. Leite viajou até o local e enviou mensagem através de redes sociais.
"Trabalhamos, além de tudo, para fazer o trabalho da perícia com a agilidade possível. É uma situação que exige muito cuidado, muita cautela para a remoção da estrutura da aeronave, evitando um colapso e estabilizando a área que está com muita instabilidade no prédio que foi atingido”, afirmou acompanhado de oficiais do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. Um turista que está na cidade classificou a situação como "muito triste" e "caótica".
Submetido recentemente a cirurgias na cabeça após queda no Palácio da Alvorada, o presidente Lula também lamentou as mortes. "Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação", desejou, acrescentando que o acidente já está sendo investigado pela Aeronáutica.