Biografia
- Nascimento : 22 de agosto de 1978, Barreiros, Pernambuco
- Idade : 46 anos
- Signo : Leão
- País : Brasil
Irandhir Santos é um dos maiores atores do teatro e cinema brasileiro somando grandes prêmios no Brasil e no exterior e conhecido por viver o ambicioso João, na minissérie 'Amores Roubados' (2014). Em 2019, voltou à TV como o ganancioso empresário Álvaro de 'Amor de Mãe'.
Filho caçula do bancário Marcos e de dona Helena, Irandhir Gleriston Santos Pinto nasceu em Barreiros, cidade do agreste pernambucano, a 80 km do Recife. Na infância, morou em diversas cidades daquele estado, por conta da profissão do pai. A carreira artística iniciou ainda na infância, quando ele morava em Limoeiro, cidade da zona da mata pernambucana. Foi nessa época que fez sua primeira apresentação teatral, uma adaptação do 'Pai-Nosso'.
Apoiado pelos pais, Irandhir foi para a capital pernambucana cursar Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Formado, passou a integrar o grupo de teatro Somente, liderado por André Cavendish. O ator passou a atuar em espetáculos como 'A Importância de ser Prudente, de Oscar Wilde, em 1999.
A estreia na TV ocorreu em 2007 na microssérie 'A Pedra do Reino', de Luiz Fernando Carvalho, que lhe rendeu o Prêmio Contigo!. Em 2014, participou do remake de 'Meu Pedacinho de Chão', como o Zelão. Depois, foi o Bento de 'Velho Chico' (2015) e integrou os elencos de 'Dois Irmãos' (2017) e 'Onde Nascem os Fortes' (2018).
No cinema e no teatro acumula participações em 'Cinema, Aspirinas e Urubus' (2004), 'Viajo porque Preciso, Volto porque te amo' (2009), 'Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro' (2010), 'A Febre do Rato' (2011), 'O Som ao Redor' (2012), 'A Luneta do Tempo' (2014), 'Aquarius' (2016) e 'Animal Cordial' (2018).
Em 2019, lança o documentário 'Iran'. Irandhir Santos soma aproximadamente 35 prêmios diversos por trabalhos na TV e no cinema, incluindo o 'Grande Prêmio do Cinema Brasileiro', o 'Prêmio Extra de Televisão' e o 'Festival Paulínia de Cinema' (que ganhou três vezes).