Coronel Epaminondas (Osmar Prado) está acostumado a ser sempre obedecido por todos à sua volta, em "Meu Pedacinho de Chão", mas desde a chegada da professorinha e o retorno de seu filho Ferdinando (Johnny Massaro) as coisas começaram a mudar. Cada vez mais furioso com os acontecimentos, Epa resolve tomar uma medida drástica ao saber que Mãe Benta (Teuda Bara) e Zelão (Irandhir Santos) estão escondendo Serelepe (Tomás Sampaio) em sua casa: expulsa os dois da fazenda. As cenas vão ao ar a partir de quarta-feira (30).
Tudo começa depois que Serelepe foge do orfanato e Epaminondas descobre que o menino está na casa de Mãe Benta. Revoltado com a insubordinação da parteira e de Zelão, que até então vinha sendo seu homem de confiança o coronel avisa a Catarina (Juliana Paes) que vai colocar os dois para fora de sua fazenda. E não demora a cumprir sua palava, pois logo chama o capataz para dispensá-lo de seus serviços e exigir que desocupe a casa onde mora com a mãe.
Porém, Giácomo (Antonio Fagundes) aconselha Zelão a procurar alguém que lhe oriente sobre os direitos que tem em relação à casa onde morou a vida inteira. Já Ferdinando fica indignado com a atitude do pai e o procura para avisar que Mãe Benta e Zelão não vão sair de sua casa. Em conversa com Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) o engenheiro garante que não vai permitir que Epa expulse os empregados da fazenda.