Em 'Renascer ', Tião é um personagem que passou por várias alterações ao longo da trama. Interpretado com maestria por Irandhir Santos , o ex-catador de caranguejos começou a novela com um sonho de ter seu próprio lar com a família, depois idealizou à possessão do cramulhão, criando uma galinha a tiracolo como a mãe que pariria o diabinho.
Nos últimos tempos, o peão entrou em uma espécie de pacificação. O autor Bruno Luperi levou o indeciso homem a se tornar líder nato. Visto como revolucionário por Dalva (Maria Zenayde) e pastor Lívio (Breno da Matta), o peão se tornou autoridade para os trabalhadores do movimento dos sem-terra (MST).
Assim, o marido de Joana (Alice Carvalho) ganhou uma trajetória inédita na novela. Nos últimos capítulos, o personagem saiu pela porta da frente da prisão graças à ajuda de Kika (Juliane Araújo) e José Bento (Marcello Melo Jr. ). Tudo isso traduz que o suicídio escrito em 1993 não será reprisado na nova versão.
Logo, a Globo trabalha com dois desfechos diferentes que, ambos, serão apoteóticos na vida do personagem. Para se ter uma ideia, Joana apoiou o marido que estava atrás das grades, acusado pela tentativa de assassinato de Egídio (Vladimir Brichta ). Essa aproximação de um dos casais mais queridos da novela indica que Tião e Joana poderão ficar juntos durante uma vida dura de batalhas. A Globo já trabalha a ideia de que a cozinheira não terá um romance com Zinha (Samantha Jones).
Outro possível fim é que, ao se tornar um defensor da lei contra os trabalhadores injustiçados por políticos corruptos, o personagem morra como herói nos capítulos finais. Aguardamos!