O interesse pela yoga aumentou muito no último ano e, basta uma olhada nas redes sociais das famosas, para entender porque as posições de yoga estão dominando o feed. É que a prática milenar traz muitos benefícios para o corpo e para a mente e, ao contrário do que muita gente pensa, não precisa ter um tipo específico de corpo e lifestyle para começar a praticar. Com as dicas da professora Priscilla Leite, precursora do yoga online e gratuito no Brasil, confira 6 motivos para incluir a atividade na sua rotina!
Que atire o primeiro tapete de yoga quem não fica estressada com a rotina! Pois é, entre os inúmeros benefícios de praticar a atividade regularmente, está o alívio do estresse e das pressões do dia a dia. "Nossa respiração é a maneira mais fácil de mudar nossa mentalidade e estado emocional. Quando diminuímos o ritmo e respiramos profundamente, podemos relaxar nosso sistema nervoso parassimpático, o que alivia a ansiedade e a tensão".
Não é papo good vibes: a yoga é a melhor maneira de se conectar consigo mesma! Além de ser um baita exercício de autoconhecimento e saber mais sobre os limites do corpo, você pode aproveitar o momento para sintonizar a própria voz interior, de acordo com a professora. "A prática é uma jornada não competitiva para toda a vida. Quanto mais você se conhece no seu tapetinho de yoga, mais fácil é ser você mesmo no mundo".
Preguiça de acordar mais cedo ou ir à academia pós-trabalho? Para fazer yoga, você só precisa da sua presença. Se tiver um tapete de yoga, ótimo, mas dá para praticar sem nenhum equipamento específico, em qualquer lugar. "Não é necessário nenhum equipamento sofisticado e nem um espaço muito grandioso. Até mesmo sentada na cadeira da sua mesa é possível realizar alguns movimentos da atividade".
Se na rede social você só vê mulheres jovens e magras fazendo posições de yoga, na vida real você não precisa se limitar a isso. A yoga pode ser para todo mundo, incluindo você! "Essa é uma atividade que pode ser adaptada para todos os corpos. O importante é ouvir seu próprio corpo, respeitar seus limites e mover-se de dentro para fora".
É mito achar que yoga é uma atividade "parada" e sem emoção. Bastam algumas posições para perceber que a prática pode ser bem mais intensa, sem deixar de ser leve e divertida. Conforme você vai adquirindo consciência corporal, mais dinâmica ela fica. "A yoga permite que você canalize sua criança interior. Dá ficar de cabeça para baixo, assumir formas divertidas e ainda sim relaxar no final da aula. Esse é um momento só seu".
Se você não curte musculação, crossfit ou qualquer exercício que te faça pular, não tem problema. Você pode tentar a yoga, que tem baixo impacto, lubrifica as articulações e massageia os músculos. "Você pode praticar yoga por toda a vida e usá-la como uma ajuda para se manter jovem e ágil", finaliza Priscilla.
(Por Marina Couto)