'Mania de Você' está prestes a completar um mês em 9 de outubro. Desde então, a novela de João Emanuel Carneiro tem apresentado uma audiência abaixo do esperado. Com média de 22 pontos, ela ficou atrás, algumas vezes, para os capítulos finais de 'Família é Tudo', trama das sete que acabou em 27 de setembro. Mesmo assim, o folhetim das nove tem uma ótima história e elenco invejável, porém, algumas falhas levam ao afastamento do público.
Rudá, defendido por Nicolas Prattes, é o personagem mais sem sal da história. Não é por falta de carisma, mito menos pelo talento e beleza do namorado de Sabrina Sato, mas porque o ex-pescador não sabe o que quer da vida.
Ora deseja Filipa (Joana de Verona), ora deseja Viola (Gabz ). Sem qualquer carinho pela namorada lusitana que acabou de descobrir a doença de uma parente, o rapaz inventa uma história triste e parte para o Brasil a fim de reconquistar Viola.
Por mais apaixonado que seja, é difícil acreditar nas atitudes de quem abandona uma pessoa que o acolheu no momento mais difícil. Será este homem que fará Viola feliz? É mais fácil torcer por Mavi (Chay Suede ), que, apesar da obsessão pela ex-namorada, demonstra um objetivo claro e sólido.
Outro momento nada convincente foi o fato de Isis (Mariana Ximenes ) convencer Berta (Eliane Giardini ) de contratar Leidi (Thalita Carauta ) para ser a nova cozinheira da mansão. Semelhante ao filme 'Parasita', a vilã usa suas artimanhas para colocar parentes da 'amante do seu amante' dentro de casa, e, assim, evitar um escândalo maior que sujará seu nome.
Como exemplo, ela insiste para Berta não aceitar a dedetização em casa pelo simples fato de que tem um pressentimento ruim. A mentira serviu para evitar a aparição de Leidi antes de sua contratação. Berta é tão inocente para acreditar nesta Impossível acreditar nesta história ridícula? Vale ressaltar que o novelista tem pouco empenho em criar comédia nas suas novelas, pois as terríveis sacadas debocham da inteligência do telespectador.
Por fim, dá pena de ver como Viola não resolveu fugir de Angra dos Reis após rever três pessoas do seu passado em pouco tempo. Na festa de lançamento do restaurante, a chef de cozinha vê Mavi; no outro dia, ela recebe Luma (Agatha Moreira ) em sua cozinha após 10 anos afastadas.
Na sequência, leva a amiga para tomar um vinho em casa, como se não precisasse trabalhar. De volta ao ambiente profissional, ela sai para respirar e dá de cara com Rudá.
É possível entender o jogo de gato e rato que João Emanuel Carneiro está criando para deixar a trama envolvente, mas um pouco de coerência faz bem. Coitada da Viola, se fosse eu, já teria chamado um psicólogo com urgência.