Clássico da literatura e sucesso na TV brasileira, "O Tempo e o Vento" virou filme e estreia na sexta-feira, 27 de setembro de 2013. No elenco como o Capitão Rodrigo, Thiago Lacerda afirma que este foi um personagem extremamente marcante. "Eu admiro o Rodrigo. Eu não sou ele, mas queria ser, admiro essa maravilha de querer ser sua essência", disse em entrevista ao jornal "Extra".
Thiago conta que mergulhou fundo no universo do personagem. Tanto que ficou marcado pela rotina do Capitão. "É engraçado, tenho saudades físicas do filme. Sinto vontade de voltar ao Rio Grande do Sul, vestir aquelas roupas, andar a cavalo, tomar chimarrão", disse.
Na pele de Bibiana já idosa, Fernanda Montenegro engrossa o coro de admiradores do Capitão Rodrigo. "Todo mundo que leu o livro tem ele no imaginário, que, assim como chega, vai embora, porque o mundo dele é o da guerra", garante a atriz.
Marjorie Estiano vive Bibiana na fase jovem. Casada com o Capitão e mãe de seus filhos, a personagem mantém os laços com o marido, mesmo depois que ele segue seus ímpetos aventureiros e parte para a guerra. "É o que me surpreende mais na Bibiana. Ela não gosta dos defeitos do Rodrigo, mas ela lida com isso, entende que ele é assim. O lugar comum da gente é sempre mudar o outro. Acho isso bonito", diz Marjorie.
Cleo Pires, que está no filme como Ana Terra, mesma personagem interpretada por sua mãe, Glória Pires, quando Cleo tinha apenas 2 anos, contou em entrevista à revista "TOP Magazine", que relutou para aceitar o convite. "Vi minha mãe sendo estuprada na televisão! Era horrível pra mim. Aquela cena realmente acabou comigo", admitiu Cleo, que aparece em cenas de nudez no longa.
Orçado em R$ 14 milhões, o longa-metragem, uma adaptação do clássico de Erico Verissimo, foi dirigido por Jayme Monjardim.