Rihanna gerou polêmica na internet e foi acusada de islamofobia durante desfile da Savage x Fenty, realizado neste último domingo (04). Mesmo dando um show de pluralidade, a empresária de moda acabou sendo duramente criticada pelo público mulçumano ao usar um hadith islâmico, uma espécie de texto sagrado, em uma das músicas tocadas durante o evento de lingerie, que contou com Cara Delevingne , Bella Hadid , Normani, Paris Hilton, a espanhola Rosalía e mais celebridades internacionais.
O momento criticado aconteceu durante a apresentação da música "Doom", de Coucou Chloe, no desfile Savage x Fenty. Parte da canção fala como Maomé viu sinais do Apocalipse, como tempo acelerado, terremotos mais frequentes e números de mortos aumentando a cada dia. O Hádice ou Hadiz são escrituras com corpo de leis, lendas e histórias sobre a vida de Maomé, que pregou a devoção a um Deus único (Alá).
Na última postagem feita no Instagram de Rihanna, os internautas apontaram críticas ao momento desrespeitoso contra o Islam. "Estou realmente chateada. Eu sempre amei e respeitei você e apreciei seu senso de diversidade em todas as suas marcas. Agora, vejo que você colocou um hadith islâmico ou uma oração em sua música por um show de lingerie? Isso está além de desrespeitoso e decepcionante", disse uma pessoa. "Não use a religião islâmica na trilha sonora de um de seus programas", pediu outra. 'Ei, Rihanna, você acabou de desrespeitar o Islã, espero que você esteja ciente disso", criticou outra. "Eu amo você e você é a rainha, mas usar um hadith islâmico como faixa em seu show é rude e desrespeitoso com todos os seus fãs muçulmanos em todo o mundo. Especialmente porque você representa a diversidade", disse mais uma.
Recentemente envolvida em um acidente com uma scooter elétrica, Rihanna se posicionou publicamente e pediu desculpas nesta terça-feira (06). "Eu gostaria de agradecer à comunidade Muçulmana por apontar um enorme descuido, que foi involuntariamente ofensivo no nosso evento da Savage x Fenty. Eu gostaria ainda mais de me desculpar com vocês por conta deste honesto, mas descuidado erro. Entendemos que machucamos muitos de nossos irmãos e irmãs muçulmanas e eu estou com o coração incrivelmente partido por causa disso. Eu não compactuo com qualquer tipo de desrespeito a Deus ou a qualquer religião e, portanto, o uso dessa música em nosso projeto foi completamente irresponsável. Garantiremos que nada disso aconteça novamente. Obrigada por seu perdão e compreensão", declarou.
(Por Rahabe Barros)