NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 17 a 21 de julho de 2017
Joaquim (Osmar Silveira) é preso quando Arioque (Felipe Cardoso) segue as ordens do rei. Se desesperam Neusta (Vera Zimmermann) e Edissa (Robertha Portella). Asher (Dudu Azevedo) foi chamado para trabalhar nos jardins do palácio, diz Rabe-Sáris (Gustavo Leão) e Zac (Igor Rickli) fica tenso ao ouvir. Shamiran (Gabriela Moreyra) e Evil-Merodaque (Kayky Brito) se reencontram. Não sabe o que Daniel (Gabriel Gracindo) sente por ela, diz Lia (Tammy Di Calafiori). A bebedeira de Shag-Shag (Cássia Linhares) é reclamada por Zabaia (Cesar Pezzuoli). Hurzabum (Rafael Almeida) cuida dela. Rebeca (Bruna Pazinato) é impedida de convidar para o jantar Hurzabum e Shag-Shag por Ilana (Claudia Mauro). A rainha quer vê-lo, avisa Asher ao encontrar Aspenaz (Saulo Rodrigues). O milagre ocorrido na inauguração da estátua é falado por Lior (Eduardo Mello) ao conversar com Naomi (Karen Marinho). Ao ver que Joaquim está sendo preso no calabouço, Edissa chora. É melhor avisar a Evil sobre a prisão de Joaquim, diz Raquel (Paula Jubé). O rei tem que libertar seu filho, implora Neusta ao invadir a sala do trono. Ao saber que Joaquim foi preso, Evil se surpreende. Aos pés do rei, desmaia Neusta. Joana (Milena Toscano) e Rebeca devem buscar água, pedem Ilana. Com Asher sobre Kassaia (Pérola Faria), conversa Amitis (Adriana Garambone). Sadraque (Gustavo Rodrigues) e Dalila (Juliana Kelling) se reencontram. Uma possível aliança entre Neusta e Irom (Edson Fieschi), o rei de Tiro, já havia sido alvo de alerta por parte de Aspenaz, diz Daniel. O êxito do plano contra Joaquim é comemorado por Sammu (Christine Fernandes) e Nebuzaradã (Angelo Paes Leme). A Asher, os jardins da rainha são apresentados por Aspenaz. Vai decidir a punição para Joaquim, diz Nabucodonosor (Heitor Martinez). Está intrigado com o comportamento de Kassaia, diz Beroso (Cássio Scapin). Tramou com o rei de Tiro contra a Babilônia, confessa Neusta ao se abrir com Edissa. Joaquim tenta ser acalmado por Ebede (André Luiz Miranda), na prisão. O que Absalom (Roger Gobeth) está tramando tenta descobrir Nicolau (Raphael Montagner). Na Casa da Lua, Shag-Shag é procurada por Arioque. O viu aos beijos com a sacerdotisa, conta Kassaia para Nebuzaradã. Água é oferecida a Fassur (Zécarlos Machado), em estado deplorável, por Joana ao vê-lo. Zac surpreende Asher quando cuida dos jardins da rainha.
Vai continuar morto para Joana?, pergunta a Asher, Zac. Sinais de loucura são dados por Fassur. Pedirá ao rei para anular seu casamento, avisa Kassaia. Do quarto da princesa, Nebuzaradã, desesperado, é expulso. Não deseja deixar a Babilônia, avisa Asher ao dizer que continuará fingindo-se de morto para Joana. Fassur tenta ser amparado por Oziel (Saulo Meneghetti). Fassur deve ser respeitado, pede a Zac, Elga. Para o plano de conquistar Dana (Graziela Schmitt), Nicolau deve se preparar, manda Absalom. Ao ouvir Kassaia contar sobre a traição do marido, Gadise (Aisha Jambo) fica chocada. A princesa os viu aos beijos, diz Nebuzaradã ao encontrar Sammu-Ramat. Vai falar com Kassaia, diz a sacerdotisa. Shag-Shag será visitada por ela, diz Zelfa (Lucinha Lins). De suas amadas falam Daniel e os sábios. No calabouço, Joaquim é visitado por Neusta. Ao saber que a rainha se aliou ao reino de Tiro, o príncipe fica irritado. Rabe-Sáris sugere a Zac que para se livrar de Asher deve pedir a ajuda a Nebuzaradã.
Para pôr o plano em prática, saem Nicolau e Absalom. Para conversar com Talita (Michelle Batista), pede Elga. No dia seguinte será o julgamento de Joaquim, avisa Aspenaz. Não tem coragem de fazer mal a Asher, diz, na Casa da Lua, Zac. Um encontro com Shag-Shag é marcado por Zelfa. Hurzabum é ameaçado por Larsa. Ao ver a dançarina misteriosa, Zelfa desconfia. Talita deve ajudá-la a encontrar Fassur, diz Elga. Asher é aconselhado a procurar Joana por Lior. Absalom canta na porta de Dana e ela tem uma crise de risos, ao se surpreender. Fica furioso ele ao se sentir humilhado. Durante a dança, Samira (Giselle Batista) tromba com Zelfa. A moça foge, desesperada, do estabelecimento, quando a criada reconhece sua voz. Com Dana e Chaim (Henri Pagnoncelli), Absalom tem um pesadelo. A serenata do rapaz é comentada por Ravina. Tramou contra o rei de Tiro?, pergunta a Neusta, Daniel. No calabouço, Joaquim é buscado por Sadraque. As estrelas são estudados por Nabonido (Augusto Garcia). Joana é observada por Fassur quando ele, na casa de Ravina, entra escondido. Edissa tenta ser acalmada por Dalila. O eclipse do sol está prestes a acontecer, avisa Nabonido ao interromper o julgamento de Joaquim. Começa a diminuir a luz na sala do trono. Se espantam todos.
O eclipse surpreende Nabucodonosor. Joana é golpeada por Fassur quando se distrai. Desmaiada cai ela. Sobre a saída noturna das gêmeas descobre Zelfa a verdade. Eclipse é um mau presságio, diz Absalom. De Kassaia, misteriosa, se aproxima Sammu-Ramat. A escuridão toma a cidade, observa o rei. Sammu asfixia Kassaia. Para procurar Joana sai Zac. Com Darice, Sammu-Ramat se encontra após matar Kassaia. Que Zelfa as delatem, temem Samira e Talita. O comportamento de Absalom é estranhado por Elga (Denise Del Vecchio). Darice deve guardar o segredo, pede Sammu. O eclipse assusta Shamiran. Darice usa a erva da alegria obrigada por Sammu. Ama Shag-Shag, diz Hurzabum. Oziel (Saulo Meneghetti) deve ter calma, pede Ravina (Marcos Breda). A falta de luz provocada pelo eclipse deixa impressionados Asher e Lior. A Deus, ora Edissa. Joaquim ficará preso para o resto da vida, avisa o rei. Se desespera Neusta. Kassaia é procurada por Gadise. Onde Joana estava sangue é encontrado no local por Dana (Graziella Schmitt). Sobre a dança para seus maridos revelam Talita e Samira. Ao filho, preocupada, pede cerveja Shag-Shag. Pelos cálculos, Nabonido é parabenizado por Nabucodonosor. Algo aconteceu à princesa, diz Gadise. Para ver Joaquim no calabouço, corre Edissa. O que está escondendo?, pergunta ao príncipe de Judá, Evil. Devem manter a fé em Deus, diz Daniel para os amigos. Com Joana se preocupa Ravina. Ao ver que Kassaia está morta, Amitis se desespera. A morte da princesa é avisada a Daniel por Lia. Com o novo emprego está satisfeito, diz Asher. Para um cativeiro Fassur leva, amarrada, Joana.
Kassaia foi levada pelos deuses, diz Beroso ao rei. Ao ver que Fassur a sequestrou, se desespera Joana. Ao saber que a princesa morreu, se surpreende Daniel. Vai procurar Fassur, avisa Zac ao saber que Joana sumiu. Edissa não deve mais visitá-lo na prisão, pede Joaquim a ela. As gêmeas devem ser expulsas de casa, manda Elga. Tem más notícias, avisa Rabe-Sáris ao encontrar Nitócris (Sthefany Brito). Evil é chamado por Arioque. A prisão do filho é lamentada por Neusta. Ao lado de Nicolau, trabalha Absalom. Em relação às gêmeas, Elga reclama da atitude dos filhos. Pede para ficar sozinho o rei. Sobre o ocorrido, com os amigos, Daniel comenta. Não matou Kassaia, afirma Sammu ao mentir para Nebuzaradã. As mulheres devem dançar para eles, pedem Shamir (Anderson Müller) e Tamir (Renato Rabelo). Do corpo de Kassaia cuida Beroso. Não sabe do paradeiro de Joana, diz Fassur. A morte de Kassaia é chorada por Aspenaz. Tentando fugir, Joana se debate. Para ela, Fassur diz palavras sem sentido. Sammu é ameaçada por Nitócris. Do sumiço de Joana, Zac fala ao procurar Asher. Para os maridos dançam Samira e Talita. Fassur é atacado por Joana, quando ela consegue alcançar um objeto, prestes a ser atacada. Do local, ela foge. No palácio, é velado o corpo de Kassaia. Ao ver Asher, durante a fuga, se emociona Joana. Da filha, chorando, se despede Amitis. Se esconde Asher. Joana é amparada por Zac, que corre. A cidade volta a ser iluminada pelo sol.