Joaquim (Osmar Silveira) vai confrontar a mãe, Neusta (Vera Zimermmann), nos próximos capítulos da novela "O Rico e Lázaro". Isso acontece um pouco antes do príncipe de Judá ser levado para julgamento, acusado de traição. No calabouço, o rapaz, que a essa altura estará noivo de Edissa (Robertha Portella), enfrenta a rainha, na trama bíblica, cujo custo por capítulo é de R$ 800 mil. A presença de Neusta nas masmorras espanta o príncipe: "Mãe?". "Meu menino... O rei permitiu que eu viesse...", aponta a soberana de Judá, segundo descreve capítulo obtido pelo Purepeople.
Segundo indica o roteiro, o príncipe estará encolhido em um canto quando a mãe chega. Ao tentar abraça-la, Neusta é rejeitada pelo filho. "Foi a senhora, não foi?", questiona. "Não vai me dar um abraço?", rebate a rainha. "Essa aliança com o Rei Irom, a carta que encontraram...", continua o rapaz. Tensa, Neusta pede ao filho: "Fale baixo, por favor...". "A senhora é a culpada. Vejo em seus olhos. Queria se unir aos fenícios para buscar uma aliança com os Medos (um outro povo da época) contra a Babilônia", acrescenta o príncipe, apaixonado pela serva de sua mãe.
A fala do filho irrita Neusta, que pede para o filho se calar. Do contrário, Nabucodonosor (Heitor Martinez) vai condenar os dois à morte. "Eu já estou condenado, não percebeu ainda?", questiona. "Sou (inocente)! Mas serei morto por um crime que a senhora cometeu!", acusa Joaquim. "Não diga isso! Há de se livrar das acusações! Eu sei que vai! Daniel (Gabriel Gracindo) e os outros não deixarão nada de mal acontecer! Se escaparam do fogo...", rebate Neusta, citando a Fornalha Ardente. Mas as palavras da mãe não tocam o jovem. "Neles eu posso confiar... Já na senhora... Permitiu meu casamento com Edissa, mas me mandou para a morte no mesmo dia...", dispara.
Neusta chega a pedir perdão ao filho, mas ele não lhe dá ouvidos. "Saia daqui, por favor. Quero ficar sozinho", pede, batendo na porta da masmorra. "Guarda! Ela vai sair!", acrescenta. As cenas estavam previstas para irem ao ar no capítulo 78, mas a numeração dos episódios escritos não coincidem mais com os que estão no ar, pois a Record editou o folhetim.
Já em outra ponta, a irmã de Nitócris (Sthefany Brito) finalmente descobre que o marido lhe trai com Sammu-Ramat (Christine Fernandes). A princesa enfrenta o guarda e quando Nebuzaradã (Angelo Paes Leme) conta à sacerdotisa o que houve, a vilã se preocupa. Enquanto isso, Kassaia (Pérola Faria) amaldiçoa a rival.
(Por Guilherme Guidorizzi)