RESUMO DA NOVELA "O TEMPO NÃO PARA" - semana de 08 a 12 de outubro de 2018
É necessário saber como Zelda (Adriane Galisteu) pegou os croquis, fala Paulina (Carol Macedo) a Marocas (Juliana Paiva), sugerindo que a falida seja processada. Dom Sabino (Edson Celulari) fica aflito por ter que ir jantar na mansão de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães) e Agustina (Rosi Campos) faz de tudo para deixar o marido tranquilo. A posse do computador portátil de Barão (Rui Ricardo Dias) deixa Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) aflita. Cesária (Olívia Araújo) dá a Dom Sabino o alfinete, impede o homem do século XIX de passar vergonha na frente dos demais convidados, Amadeu flagra e fica espantado. Atendendo vontade de Dom Sabino, Cesária dá o alfinete novamente ao cocheiro. Marocas fica sabendo que Zelda se aproveitou de suas irmãs para conseguir pegar os desenhos. Cínica, Betina (Cleo) finge apoiar Marocas em relação ao roubo dos croquis. Waleska (Carol Castro) demonstra estar afim de Samuca (Nicolas Prattes) e ele faz o mesmo.
Diante de Betina, Waleska não se sente confortável. Marocas assegura a Zelda que vai impedir o desfile quando toma posse das roupas. A respeito do novo emprego, Vera Lúcia (Talita Younan) falta com a verdade para a mãe. Marocas tem que prestar queixa contra Zelda, sugere Paulina. Barão e Florêncio (Ricardo Duque) falam que a moto de Samuca foi sabotada e Miss Celine escuta. Barão resolve trancar Miss Celine. Querendo auxiliar Marocas, Paulina vai atrás de Vanda (Lucy Ramos). Betina faz de tudo para Cairu (Cris Vianna) se enfurecer com Marocas. Dom Sabino rejeita trabalho de Amadeu e o deixa aflito. Cairu vai atrás de Marocas obrigando ela a entregar as peças de roupa.
Ao recordar o que já viveu na companhia de Marocas, Cairu fica sensibilizada. Miss Celine revela a Marocas que Barão foi o responsável pelo acidente de Samuca e a mocinha diz ao empresário que ele não está salvo. O prato feito por Damásia (Aline Dias) é aprovado por Elmo (Felipe Simas). Cairu fica ao lado de Marocas, deixa Betina furiosa e acaba posta para fora de casa por ela. Zelda recebe ajuda de Igor (Leo Bahia). Barão vai embora às pressas quando vê Mazé (Juliana Alves) ao se aproximar de Miss Celine. Emílio (João Baldasserini) dá dinheiro para Elza concordar em ser sua cúmplice. Cecílio (Maicon Rodrigues) e Dom Sabino concordam em trabalharem em parceria depois que Eliseu (Milton Gonçalves) insiste. Barão é encarado por Samuca. Dom Sabino faz de tudo para evitar que uma família seja colocada para fora de casa e é notado por Marino (Marcos Pasquim) e Carmen (Christiane Torloni). Marocas faz de tudo para impedir briga do ex-noivo com Barão.
Marocas chama a atenção de Samuca porque ele foi atrás do Barão. Carmen resolve auxiliar a família posta para fora de casa sensibilizada com a atitude de Dom Sabino. Ao saber que Monalisa (Alexandra Richter) não tem problemas para engravidar, Amadeu festeja. Pedro Parede afirma que Marocas foi quem desenhou os croquis ao espalhar uma reportagem afirmando que Zelda é plagiadora. Bento (Bruno Montaleone) tem a primeira sessão de auto-ajuda com Helen (Rafaela Mandelli). Emílio confronta Elmo quando ele tira o emprego do responsável pelo restaurante da Samvita. Em conversa com Eliseu, Dom Sabino admite que é pai de Cecílio. Elmo recorre a Damásia para cozinhar para o restaurante. Marocas fica sabendo pela mãe que acharam pedaços do navio. Samuca beija Waleska.
O beijo que deu em Waleska deixa Samuca com remorso. Damásia e Elmo cozinham para o restaurante. O quadro que retrata Marocas é achado no navio, Amadeu fica maravilhado e toma para si a pintura. Em conversa com Belém (Ingrid Klug), Emílio revela que está com documentos sobre a Guerra do Paraguai e acredita que vai achar algo que incrimine Dom Sabino. Bento e Natália (Malu Falangola) se beijam. Aprovam os pratos feitos por Damásia. Dom Sabino não acha nada dentro do baú e fica espantado. Os documentos do navio são exibidos por Amadeu a Emílio e Mariacarla (Regiane Alves). Quando fica sabendo que os papéis não foram achados, Agustina fica inconformada. Waleska volta a beijar Samuca, de surpresa, quando vai atrás dele.
Em conversa com Samuca, Waleska afirma que ele a atrai. Ao pai, Marocas assegura que eles continuarão esperançosos. O quadro no qual Marocas é retratado está na casa de Amadeu e Emílio nota. Emílio e Mariacarla decidem armar para prejudicar Amadeu. A Samuca, Elmo afirma sentir paixão por Damásia. Marocas se ajeita para a festa da nova empresa. Querendo chegar perto de Dom Sabino, Emílio quita a dívida de Eliseu com o hospital. Elmo chama Damásia para acompanhá-lo na festa da Miudeza. O beijo que Waleska e Samuca deram foi flagrado por ela, conta Marocas a Miss Celine. Cairu é acolhida por Marocas e Miss Celine. O documento verdadeiro está com Emílio e Mariacarla e, sem desconfiar, Amadeu se espanta quando o perito revela que o que está com ele é uma cópia. Em conversa com Mariacarla, Emílio afirma que vai namorar Marocas. A Samuca, Marocas questiona se ele está namorando Waleska.