Jasveen Sangha, chamada de "Rainha da Cetamina" pelos promotores, foi uma das cinco pessoas acusadas em conexão com a overdose acidental de Matthew Perry, em 2023. A estrela do seriado "Friends" foi encontrado inconsciente em uma piscina em sua casa em Pacific Palisades, em 28 de outubro de 2023. O ator morreu devido aos efeitos agudos da cetamina, um anestésico dissociativo que tem alguns efeitos alucinógenos.
O Gabinete do Procurador dos EUA, do Distrito Central da Califórnia, alegou uma acusação de que Sangha forneceu a cetamina que mais tarde levaria à sua morte. Três outros réus, incluindo o assistente de Perry, Kenneth Iwamasa, concordaram em fazer acordos de confissão de culpa com os promotores, de acordo com o Ministério Público dos EUA.
Jasveen Sangha usava sua casa em North Hollywood, Califórnia, que os promotores chamavam de "Sangha Stash House", para "armazenar, embalar e distribuir narcóticos, incluindo cetamina e metanfetamina", de acordo com a acusação.
Os promotores alegaram na acusação que, em meados de outubro, Iwamasa procurou outra fonte de cetamina para seu chefe. Ele entrou em contato com um conhecido, Eric Fleming, que então contatou Sangha, a "rainha da cetamina".
Em 11 de outubro de 2023, Sangha enviou uma mensagem de texto para Fleming no aplicativo de mensagens criptografadas Signal sobre seu suprimento de cetamina e ofereceu uma amostra para Perry experimentar, de acordo com a acusação. "Não tem identificação, mas é incrível - ele pega um e experimenta, e eu tenho mais se ele gostar", ela escreveu.
Iwamasa comprou 25 frascos de cetamina de Fleming e Sangha em 14 de outubro de 2023, alegaram os promotores. Pouco mais de uma semana depois, em 23 de outubro de 2023, Iwamasa pagou US$ 6.000 por cetamina adicional.
Sangha disse que sua fonte de cetamina, a quem ela descreveu como uma "mestre cozinheira" e "cientista", disponibilizaria o suprimento de cetamina adicional em 24 de outubro de 2023, de acordo com a acusação.
Após a morte de Perry, as autoridades executaram mandados de busca na casa de Sangha em North Hollywood. Os investigadores localizaram 79 frascos de cetamina e aproximadamente 3 libras de pílulas contendo metanfetamina, cogumelos psilocibinos, cocaína e medicamentos prescritos que pareciam ter sido obtidos de forma fraudulenta, de acordo com a acusação.
Sangha, 41, enfrenta nove acusações, incluindo conspiração para distribuir cetamina e distribuição de cetamina resultando em morte. Em 15 de agosto, Sangha usou grandes óculos redondos e uma camiseta verde-clara larga do Nirvana em sua primeira audiência no tribunal, informou a NBC News. A suposta traficante se declarou inocente, e um juiz ordenou que ela fosse detida sem fiança após considerá-la um risco de fuga.
Sangha foi presa anteriormente, quando ela foi acusada de ser "uma grande traficante de drogas", de acordo com registros judiciais obtidos pela NBC News. Ela foi libertada da custódia naquele caso após pagar uma fiança de US$ 100.000.
Cinco anos atrás, Sangha descobriu que "o uso impróprio e sem supervisão de cetamina pode ser mortal". É que em agosto de 2019, um homem comprou cetamina da dela, sofreu uma overdose e morreu um dia após o tráfico de drogas.
Um familiar do homem entrou em contato com Sangha e a informou sobre sua morte. "A cetamina que você vendeu ao meu irmão o matou. Está listada como a causa da morte", acusaram.