O holandês John de Mol, conhecido como o "pai dos reality shows" e responsável por sucessos como "The Voice", "Deal or No Deal", "Fear Factor" e o icônico "Big Brother", foi um dos destaques do especial "BBB: O Documentário – Mais que uma espiada", exibido pela TV Globo na última terça-feira (7).
O programa, que celebra os 25 anos da estreia da versão brasileira do reality, trouxe uma revelação surpreendente sobre os desafios enfrentados ao tentar emplacar o projeto nas emissoras de televisão. Durante sua participação, De Mol relembrou as dificuldades iniciais de vender o formato:
"Nenhum canal queria o programa, todos estavam com medo, porque, há 25 anos, surgiram muitos comentários negativos em um primeiro momento."
Apesar do ceticismo, o criador do Big Brother acreditava no potencial do programa e tomou uma decisão ousada: oferecer o formato gratuitamente para um canal de TV.
"Então, acabei oferecendo o programa gratuitamente a uma emissora; eles não precisaram pagar nada. E o que ninguém esperava era que nós criamos celebridades a partir de pessoas comuns", revelou.
A aposta de De Mol se mostrou certeira. O programa, que estreou mundialmente em 1999, nos Países Baixos, rapidamente se tornou um fenômeno global:
"Foi incrível, porque, nas primeiras duas semanas em que o programa estava no ar, cerca de 100 emissoras, de 100 países, nos ligaram para dizer que queriam o Big Brother."
Além do criador do formato, o documentário contou com depoimentos marcantes de alguns dos mais icônicos participantes da história do Big Brother Brasil, que teve sua primeira edição em 2002. Entre os entrevistados estavam Kleber Bambam - vencedor do "BBB 1" que recentemente se envolveu em uma polêmica com Juliette, Cida - campeã do "BBB 4" que perdeu parte do prêmio em um golpe, Jean Wyllys - campeão do "BBB 5" e ex-deputado, Grazi Massafera (BBB 5), Sabrina Sato - que recentemente sofreu um aborto, Thelminha (campeã do BBB 20), Manu Gavassi (BBB 20) e Juliette - campeã do "BBB 21" que no último mês ficou noiva de Kaique Cerveny.
O especial não é apenas uma celebração histórica, mas também marca o início da divulgação do "BBB 25", que estreia na próxima segunda-feira, 13 de janeiro. Nesta quinta-feira (9), a TV Globo dará mais um passo na preparação para a nova temporada: flashes durante os intervalos comerciais, apelidados de "BigDay", serão exibidos a partir das 16h40 (horário de Brasília) e revelarão o nome dos participantes da próxima edição.