Príncipe Harry chegou ao Brasil nesta segunda-feira (23) e foi logo para seu primeiro compromisso oficial no Brasil. Ele visitou a Rede Sarah, hospital de reabilitação para deficientes físicos, em Brasília. De acordo com um jornalista inglês, Harry teve tempo apenas de tomar um banho rápido antes de visitar o hospital.
Segundo a assessoria da Rede Sarah, a visita ao hospital foi pedida pelo próprio príncipe. Ele respeitou a conhecida pontualidade inglesa e chegou ao local às 10h30, sendo recebido pela presidente da instituição, a neurocientista Lúcia Willadino Braga. "Ele está super à vontade e tranquilo", afirmou ela sobre Harry.
A primeira passagem do rapaz foi pelo ginásio, onde assistiu a um jogo de basquete com cadeirantes e partidas de tênis de mesa, disputadas por pacientes paraplégicos e tetraplégicos. Depois, Harry segue para o ginásio adulto, onde acompanhou sessões de reabilitação que trabalham o equilíbrio e fisioterapia com tração. Amante de esportes, o príncipe ainda praticou canoagem no Lago Paranoá com pacientes da Rede Sarah.
Agenda real
Além da visita ao hospital, Harry vai assistir ao jogo entre Brasil e Camarões pela Copa do Mundo, às 17h desta segunda-feira, em Brasília, de acordo com um comunicado oficial da Coroa Britânica. Nesta terça (24), ele vai viajar para Belo Horizonte, Minas Gerais, para visitar a base de treinamento que a equipe britânica usará durante os Jogos Plímpicos e Paralímpicos, de 2016.
Ele ainda vai aproveitar a viagem para assistir à partida entre Costa Rica e Inglaterra na Copa. Isto confirma a informação veiculada antes do início do Mundial que afirmava que, se a equipe inglesa não se classificasse para as oitavas de final, Harry viria ao Brasil no lugar de William.
No dia 25, o príncipe vai a São Paulo visitar um projeto ambiental que ajuda a proteger a Mata Atlântica e outro que apóia crianças menos favorecidas, além de uma entidade que ajuda a reduzir a criminalidade e abuso de drogas. Harry ainda será recebido em uma festa organizada pelo Embaixador Britânico no Brasil.
A visita dele será rápida. O irmão de William deixará o Brasil no dia 26, quando viajará para o Chile. Segundo o comunicado da realeza, Harry veio ao país para apoiar os interesses do Reino Unido por aqui, além de permitir que ele fortaleça as ligações que começou a construir na América do Sul durante sua visita oficial ao Brasil, em março de 2012.