Depois de escapar por pouco de uma tentativa de assassinato, Santo (Domingos Montagner) vai ter uma discussão que termina em luta corporal com Bento (Irandhir Santos), nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". Indignado com o atentado contra o irmão, o vereador quer ir atrás dos jagunços do coronel Saruê (Antonio Fagundes), mas o pai de Olívia (Giullia Buscacio) discorda. Nervoso, o político relembra a morte do pai e culpa o mais velho.
De acordo com a colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut, tudo começa quando Cícero (Marcos Palmeira) fica de tocaia com seus jagunços em frente à casa de Santo, depois de ter incendiado a cooperativa a mando de Afrânio (Antonio Fagundes). Bento ajuda o irmão a se salvar e troca tiros com os bandidos, que por fim conseguem fugir. Mas ele não se conforma e afirma que vai atrás do inimigo.
O primogênito de Piedade (Zezita Matos) tenta convencê-lo a desistir da empreitada, mas o caçula afirma que a guerra das famílias só vai acabar quando os adversários morrerem. Mais Sensato, Santo pondera: "A hora deles quem vai ditar não somos nós. Isso está acima de nós. A gente vai fazer a coisa do jeito certo, como sempre fizemos!". "Jeito certo? Qual jeito certo é esse? Esperar eles matarem um de nós? Continue se escondendo o tempo que for, Santo. Eu cansei!", Bento rebate.
Bento culpa Santo pela morte do pai
Ainda tentando evitar mais embates, Santo argumenta: "Não vou sujar minhas mãos de sangue. Não por essa gente, muito menos por esse maldito coronel!". Bento então volta ao passado, trazendo à tona novamente a morte do pai, e questiona: "E por painho, Santo? E por ele? Por ele também não pagava a pena lutar?". "Matar ninguém vai trazer ele de volta! O que vai trazer é mais dor e sofrimento. Você bem sabe!", ele responde
Santo reclama do instinto vingativo que o irmão mais novo alimenta desde que atirou em Afrânio (Rodrigo Santoro), e Bento confirma: "Alimento desde o dia em que mataram meu pai! Desde o dia que você levou ele para a morte! Você carregou ele até aquele maldito. Você entregou nosso pai nos braços da morte, Santo! Você, Santo, não foi ninguém. Foi você!". Na sequência os dois se descontrolam e partem para agressão corporal. Olívia e Luzia (Lucy Alves) chegam e separam a briga.
(Por Samyta Nunes)