Quem assiste à 'Cara & Coroa', no Canal Viva, vê um rosto conhecido que marcou os anos 80 e 90: Mônica Fraga, que vive Leninha, neta de Guilhermina (Marilena Ansaldi) e noiva de Cosme (Marcos Pasquim ). "A Leninha é contestadora, não aceita os conselhos da avó, mas quer casar virgem com o namorado Cosme", explicou Mônica em entrevista ao jornal O Dia, em 9 de julho de 1995.
'Cara & Coroa' foi a segunda novela da artista. Antes, ela havia sido a empregada Janaína em 'Tropicaliente', de 1994. Além disso, ela participou de 'Os Trapalhões', cuja popularidade, a fez posar nua para a Playboy, em 1990.
Antes da trama protagonizada por Christiane Torloni, ela foi destaque da abertura de 'Pedra Sobre Pedra'. No trabalho desenvolvido por Hans Donner, o corpo nu da atriz se transformava em paisagens da Chapada Diamantina.
Além dos trabalhos citados, Mônica participou de 'Por Amor' (1997), 'Uga Uga' (2000), 'Senhora do Destino' (2004), 'Paraíso' (2009) e 'Malhação' (2010), seu último trabalho nos folhetins. Ela também esteve em vários episódios de Você Decide.
Nos últimos anos, Mônica voltou à mídia, porém, desta vez pela política ao se candidatar a deputada federal pelo Rio de Janeiro, em cargo pelo qual não se elegeu. Apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, ela se filiou ao PSC (Partido Social Cristão).
"Nunca usei minha influência, se é que ela existe (risos), para direcionar opiniões, sobre qualquer assunto. Se todos os atores pensassem assim não teríamos tantos deles tentando doutrinar as pessoas com suas convicções, que diga-se de passagem, em são ideologias de esquerda marxista. Eu abomino isso!", disse em recente entrevista à revista Artebelle.