Em "Velho Chico", Santo (Domingos Montagner ) vai descobrir que Olívia (Giullia Buscacio), fruto de um estupro, não é sua filha. A verdade vem à tona depois que o agricultor é localizado por Maria Tereza (Camila Pitanga) em uma aldeia indígena, onde se recupera dos três tiros que o atingiram e fizeram com que ele fosse dado como morto. Quem conta tudo para o presidente da cooperativa é Luzia (Lucy Alves), revoltada por perder o marido para a rival, de quem leva uma surra. As informações são de Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".
A dona de casa só espera Santo receber os cuidados médicos para fazer a revelação bombástica. Quando conta que o agricultor não é o pai de Olívia, ele custa a acreditar no que ouviu. "Você está querendo dizer que Olívia não é minha filha?", pergunta. "Eu não sabia como dizer, Santo. Até porque na minha cabeça a culpa disso era sua também! Você não me queria! Lhe dei todos os dias de minha vida e, ainda assim, você não me quis!", diz.
A discussão fica ainda mais acalorada. "Como depois de tudo que você fez você ainda consegue pensar em você? Você tem noção do mal que fez à sua filha e a todo mundo nessa casa e nessa família", questiona o agricultor. Luzia rebate. "O mal que fiz foi a mim mesma! Durante a vida inteira me arrastando aos pés de um homem que nunca me deu o valor", comenta. Santo não recua. "Você se deu o valor, Luzia? Me diz?", pergunta.
Sem baixar a guarda, a dona de casa se defende. "Eu ia fazer o quê? Contar para a madrinha que estava esperando um filho de sei lá quem? Ter essa menina sem um pai?", questiona. Indignado, o presidente da cooperativa argumenta que a ex-mulher deveria ter tido uma postura honesta. Nem assim Luzia reconhece que agiu de uma forma equivocada.
Já Santo afirma que errou ao se envolver com a mãe de Olívia. "Pois eu me arrependo, Luzia. Me arrependo do dia em que você entrou em minha vida e de todos os dias em que você ficou por ela também! Você não presta", afirma. A dona de casa insiste em tentar se defender. "Nunca quis mentir para você, Santo, mas, quando vi, já não tinha outro jeito. Se não fosse você, ninguém ia assumir essa criança".
Nervoso, o agricultor fala sobre a importância de Olívia em sua vida. "Essa criança é minha filha! Minha filha! Não é um objeto para ninguém assumir ou tomar posse. Olhe bem suas palavras, porque você está falando do que há de mais importante em minha vida!", diz ele.
Após toda essa discussão, Luzia ainda pede uma segunda chance para Santo, que garante não querer nunca mais olhar para a cara dela. A separação do casal é uma realidade, mas o destino dos personagens está sendo guardado a sete chaves pelo autor Benedito Ruy Barbosa, que já escreveu o último capítulo da novela, previsto para ir ao ar em 30 de setembro.
(Por Regiane Jesus)