Santo (Domingos Montagner) vai ficar dez dias desaparecido na novela "Velho Chico", após ser dado como morto ao levar três tiros e sumir nas águas do Rio São Francisco. O dono da cooperativa reaparece na trama das nove da TV Globo sendo cuidado por um pajé de tribo indígena e lutando pela vida, em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 13.
O responsável pelo atentado é Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), nomeado sucessor do Saruê, mas o vereador consegue convencer um rival de Santo a assumir o crime. Em nenhum momento vai aparecer o vilão atirando no rival. O homem, a essa altura já alvo de flerte com a dona de casa, é preso e acaba morrendo na prisão com um tiro no peito, mas seu assassino não será revelado em um primeiro momento.
Enquanto não é visto novamente, o pai de criação de Olívia (Giullia Buscacio) é procurado por toda a população de Grotas. Ao mesmo tempo, Tereza (Camila Pitanga), ameaçada de morte por Luzia (Lucy Alves) após nova discussão, e Martim (Lee Taylor) acusam o pai, Afrânio (Antonio Fagundes), pelo sumiço de Santo. De acordo com o colunista de TV Daniel Castro nesta quinta-feira (28), o roteiro aponta um índio correndo mata adentro no início da sequência que revela onde o marido da dona de casa está.
'Se sair assim, alma morre', dispara o pajé
Na sequência, o indígena chega na sua aldeia, bem excluída da civilização, e entra em uma oca, coberta de fumaça vinda de uma infusão feita de ervas. É nesse momento que o amante de Tereza aparece com o corpo estendido ao lado de um pajé, fazendo o seu ritual. "Santo. É ele? Doente... tem gente procurando Santo", aponta o índio. "Se gente tiver que achar. Vai achar", acrescenta o curandeiro.
Depois, o índio insiste no retorno do dono da cooperativa para casa. Contudo, o pajé se mantém irredutível em relação ao estado de saúde do irmão de Bento (Irandhir Santos), alvo de uma emboscada seguida de agressão. "Doente assim não pode sair... corpo bom, alma doente. Se sair assim, alma morre e corpo morre também", alerta o curandeiro. O indígena sai da oca, deixando o pajé e Santo a sós, enquanto o líder espiritual segue soprando fumaças no corpo do pai de Isabel (Raysa Alcântara).
(Por Guilherme Guidorizzi)