O desaparecimento de Santo (Domingos Montagner) após levar três tiros em atentado está movimentando a trama de "Velho Chico". Enquanto Miguel (Gabriel Leone) acredita que o pai está morto e chega a ameaçar o avô Afrânio (Antônio Fagundes), Tereza não desiste de procurar seu amor. Mesmo doente, ela vai atrás do presidente da cooperativa depois de ouvir cânticos durante alucinações e o encontra em aldeia indígena. As informações são do colunista Daniel Castro.
Em cenas previstas para irem ao a partir do dia 20 de agosto, Tereza, enérgica ao acusar Cícero de ser autor do atentado, ficará abatida, tendo febres e delírios. Durante as alucinações, a filha do coronel encontra Santo entre a vida e a morte em uma aldeia recebendo os cuidados de um pajé e uma curandeira.
Acordada por Iolanda (Christiane Torloni) e Martim (Lee Taylor), a mulher ameaçada por Luzia (Lucy Alves) grita que encontrou o agricultor: "Eu vi Santo! Eu vi! Ele está vivo e ferido, precisa de mim". Um médico é chamado por Afrânio, mas o profissional apenas receita remédios que a fazem dormir profundamente.
Tereza foge para encontrar Santo
Tereza acorda depois que a curandeira Ceci (Luci Pereira) lhe dá uma mistura de ervas para inalar. Apesar de debilitada, ela faz de tudo para ir atrás de Santo, mas a mãe de Beatriz (Dira Paes) impede. "Ocê num tem condição de ir atrás dele desse jeito. Santo tá sendo cuidado, e ocê precisa sê cuidada também. Agora se deita, fia. Precisa tá forte pra cuidá dele também".
A empresária revela o que tem escutado em seus sonhos: "Eu tenho ouvido uma canção dia e noite na minha cabeça, eu nunca ouvi isso antes". Ela ainda conta sobre o estado do homem acolhido pelos índios. "Ele está fraco. Eu o vi deitado em uma esteira. Um pajé cantava, lembro de uma curandeira também", diz, afirmando que precisa ir até a tribo, localizada em um lugar escondido: "Se eu não for, ele morre. E se ele morrer, eu morro também".
Diante da súplica da filha de Afrânio, Ceci lhe dá as diretrizes para um povoado que vive afastado próximo ao rio. Durante a noite, a mulher pega um barco e vai atrás do mocinho da trama. "Me perdoem. Não queria invadir. Mas preciso de ajuda. Estou procurando um homem que sumiu no rio. O nome dele é Santo. Vim atrás de Santo. Ele caiu no rio baleado. Estão procurando por ele há muito tempo", diz ao encontrar os índios que a princípio a hostilizam, mas a levam até Santo.
(Por Carol Borges)