Roberval (Fabricio Boliveira) e Cacau (Fabiula Nascimento) vão se reconciliar na reta final da novela "Segundo Sol" depois que ele deixar a prisão e ela tiver o seu restaurante incendiado por Agenor (Roberto Bonfim). O filho bastardo de Severo (Odilon Wagner) vai para a cadeia acusado de tráfico de drogas após denúncia do próprio pai. Ao sair da cadeia, o tio de Rochelle (Giovanna Lancellotti) estará com os bens bloqueados e vai trabalhar de pedreiro no estabelecimento da ex-noiva, a quem humilhou no altar ao revelar seu relacionamento com Edgar (Caco Ciocler). Como "recompensa", o vingativo ganhará um beijo da irmã de Luzia (Giovanna Antonelli), antecipa o colunista de TV e as sequências passam a ir ao ar dia 8 de outubro, já no último mês da trama das nove.
A tia de Ícaro (Chay Suede), Manu (Luisa Arraes) e Valentim (Danilo Mesquita) perde o seu restaurante ao ser vítima de vingança de Agenor, inconformado por ter sido mandado embora pela segunda vez. Logo o milionário responsável por custear o tratamento de Rochelle, diagnosticada com uma síndrome incurável, decide também arcar com a reforma do local. Mas tudo desmorona quando Roberval é preso, apesar de ficar pouco tempo atrás das grades. Ao receber habeas corpus descobre que teve os bens confiscados temporariamente. "Tá, mas o que que isso quer dizer? Que eu perdi tudo?", questiona o cunhado de Karen (Maria Luisa Mendonça), com quem já se envolveu. "Não exatamente... Mas, no momento, você não tem nada! Você está pobre", dispara o defensor.
Quando volta para a mansão, Roberval entrará em pé de guerra com a família por causa de comida. Arroz com ovo e sopa de pescoço e pé de galinha vão ser disputados quase a tapas. Ao mesmo tempo, decide virar pedreiro para reerguer o restaurante da baiana, liderando os demais trabalhadores voluntários. "Temos que levar esse entulho todo pra caçamba que tá aí fora, tirar esse piso, as luminárias, trocar a fiação toda, raspar as paredes pra depois emassar e lixar novamente antes de pintar", pede, recebendo a ajuda do sobrinho mais velho de Cacau. O empenho do vingativo vai encantar a irmã de Luzia, quase vítima por pouco de nova armação de Laureta (Adriana Esteves). "Trouxe um café. Roberval, que rapidez, saí um instantinho e acabou de colocar todas as cerâmicas", diz ela.
E Roberval explica: "Ícaro, dona Nice (Kelzy Ecard) e os meninos lá do casarão ajudaram bastante. Eu fico virando noite pra acelerar a obra, tou doida pra voltar com o restaurante". "Eu não sei o que seria de mim sem você! Foi lindo você aqui de pedreiro, na humildade, pra me ajudar", responde, sensibilizada, a chef. "Você sabe muito bem que eu sou capaz de tudo por você", diz o milionário. "Eu nunca vou esquecer esse apoio que tá me dando. Você tá com fome? Porque eu tou faminta! Tem empadão, eu vou buscar", retruca Cacau. Nesse momento, ela recorda a prisão do ex. "Vou dizer uma coisa que você vai ficar com raiva de mim: de alguma forma essa rasteira que levou de seu pai lhe fez bem", opina. "Você tá querendo dizer que eu fico melhor pobre do que rico?", pergunta ele. "Taí, colocando nesses termos... Eu prefiro você pobre. Você é um homem que é capaz de fazer coisas horríveis e outras coisas maravilhosas", diz a irmã de Luzia.
Roberval, então, se lembra do traumático e humilhante fim do noivado. "Já pedi perdão a você mil vezes pela humilhação que eu te fiz passar naquela igreja. Eu tava com muita raiva de você, mas eu nunca poderia ter feito o que eu fiz com você. Eu te amo, Cacau. Sempre te amei", assegura ele, que já levou fora ao tentar uma reconciliação. "Você já me deu mil provas de amor, ajudou minha irmã, deu grana pra pagar o resgate de minha sobrinha, agora tá me ajudando aqui, você é um cara massa, Roberval, rico ou pobre, pra mim você sempre foi muito companheiro. Eu que sempre vivi sozinha tou aprendendo, com você, o valor de uma parceria", derrete-se. "Melhor pedreiro que eu já vi na vida", completa emocionando o ex e partindo para um beijo.
Leia também sobre a novela "Orgulho e Paixão": A morte de Amélia e o final trágico de Josephine
(Por Guilherme Guidorizzi)