Amélia (Letícia Persiles) vai morrer nos últimos capítulos da novela "Orgulho e Paixão", que chega ao fim na próxima segunda-feira (24). Portadora de uma doença rara, a mulher de Jorge (Murilo Rosa) convence Mariko (Jacqueline Sato) a ficar responsável pelos cuidados da filha do casal. Segundo o colunista Daniel Castro nesta quarta-feira (19), a morte da jovem não irá ao ar, mas ficará subentendida. Com isso, após uma passagem de tempo o advogado ganha um novo amor. "Não, não chore por mim, só diga sim. Diga que aceita ser a mãe dele, que aceita dar a ele toda a beleza que existe dentro de você", diz Amélia para a oriental.
A proposta surpreende a médica, que se emociona: "Por que eu?". "Por que não você, que me olha com olhos doces e cuidadosos? Eu não sou tola. Sei que me tornei uma pessoa importante no seu coração. Não quero me aproveitar dos seus sentimentos, não é isso. É que sei que seu coração é lindo e enorme, o coração de uma médica que ama seus pacientes, ama curá-los, mas, mais que tudo, faz questão de dar alento aos que não têm salvação", enumera a antes rival de Ema (Agatha Moreira), com quem Ernesto (Rodrigo Simas) terá um final feliz. "Não sei quem Jorge escolherá pra refazer sua vida, mas ele concordou que seria um privilégio para o nosso bebê ter uma mãe como você", acrescenta Amélia.
A oriental concorda com o pedido da paciente. "Sim, Amélia, eu aceito. Prometo não te decepcionar, e seu filho vai saber a sorte que deu em vir ao mundo através de você. Seu pedido é a coisa mais linda que poderia acontecer na minha vida", diz. O folhetim das seis terá uma passagem de tempo de cinco anos. Após o período, Mariko, Jorge e uma mulher se reúnem em lanche ao ar livre. "Desculpem, tive que fazer um parto, atrasei", fala a oriental antes de ser abraçada pela filha de Amélia, que estará usando cachecol feito pela mãe. "Tudo bem, meu amor? Está comendo direitinho, como a mamãe pediu? Também com esse papai e essa dinda não tinha como não", acrescenta a médica.
Amélia não vai ser a única a morrer na reta final da novela de época. O Barão (Ary Fontoura) vai perder a vida dormindo, Lady Margareth (Natália do Vale) vai se matar com veneno após tentar se livrar mais uma vez de Elisabeta (Nathália Dill) e Josephine (Christine Fernandes) cairá de um precipício após tentar a própria nora, Cecília (Anajú Dorigon). Em outro desfecho, Petúlia (Grace Gianoukas) se dá bem ao conquistar um velho milionário.
Leia também sobre a novela "Segundo Sol": Maura rejeita namorar Ionan e Severo arma prisão do filho
(Por Guilherme Guidorizzi)