Dom Sabino (Edson Celulari) e Carmen (Christiane Torloni) vão se beijar nos próximos capítulos da novela "O Tempo Não Para". O momento de intimidade é flagrado por Elmo (Felipe Simas) entre o homem do século XIX e a empresária acontece quando o pai de Marocas (Juliana Paiva) se emociona ao falar da filha, que terá conseguido um emprego. Quem antecipa é o portal "Observatório da Televisão". A essa altura da trama das sete, o marido de Agustina (Rosi Campos) já terá quase beijado a mãe de Samuca (Nicolas Prattes) ao elogiar a sócia da Samvita.
No banheiro da empresa, dom Sabino vai chorar informado e acaba sendo surpreendido pela futura nora de sua primogênita. "Vim ver como o senhor tava", inicia Carmen, que vai salvar o ex-congelado da mira de revólver apontado por Lalá (Micael). "Estou bem. Sabe o que eu descobri agora há pouco, dona Carmen? Que mesmo um burro velho como eu sempre pode aprender mais alguma coisa", responde o amigo de Eliseu (Milton Gonçalves). "O senhor não é um burro velho", retruca a mãe de Samuca, cujo noivado com Marocas ficará em risco após descoberta de Paulina (Carol Macedo).
Em seguida, o marido de Agustina relata o que passou antes do acidente de navio que quase lhe custou a vida. "Eu já vivi tanto... Vi os campos de batalha do Paraguai, enterrei companheiros, vi o nascer do sol em meio à pólvora e à fumaça da artilharia, a terra encharcada de sangue inocente... Escutei o troar dos canhões e o coração de valentes que parava... vi homens corajosos se borrarem de medo, pessoas comuns que tinham rompantes de heróismo diante das linhas inimigas... Tive as maiores alegrias, que foram o nascimento das minhas filhas! Fiquei congelado por mais de cem anos! Morri e ressuscitei! Mas o meu maior espanto foi perceber que minha menina cresceu... Agora entendo como uma criança se torna Napoleão, Shakespeare, Péricles!... Como os milagres acontecem", diz ele, sem conter a emoção. "O senhor está... chorando?", questiona Carmen. "Caiu um cisco no meu olho", desconversa o patriarca dos Sabino Machado. É aí que a sócia da Samvita tenta enxugar o rosto dele. Os dois se aproximam e se beijam.
Encantado por miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), com quem vai trocar beijo, Elmo vai flagrar a cena ao entrar no local. "Melhor eu ir embora, aqui é o banheiro masculino", avisa a mãe de Samuca. O beijo no marido de Agustina vai deixar a empresária com sentimento de culpa. E ela não consegue esconder o incômodo. "Mãe... aconteceu alguma coisa nos últimos dez minutos? Você tava ótima, agora parece que tá de TPM", questiona o rapaz. "Que TPM... olha o respeito! Eu tô na menopausa faz tempo! E sai daqui, Samuel, eu tenho mais o que fazer!", responde Carmen, ficando sozinha em seguida na sua sala e refletindo sobre o beijo. Enquanto isso, o surfista critica a atitude do pai de Marocas. "O senhor é casado! O senhor não pode sair por aí beijando a mãe dos outros", dispara. "Dom Sabino, com todo o respeito... aquela mulher que saiu daqui... é tipo... minha mãe! Ela foi uma mãe pra mim! Foi pai e mãe do Samuca, quando o vagabundo do pai dele saiu fora! Ela comprava frango assado no domingo e dava pra gente comer, ficava só com o sobrecu do bicho, e sabe o que ela falava?... 'Essa é a melhor parte do frango...' Claro que era mentira, quem é que gosta de sobrecu?! Aquilo é só osso e pelanca!... Era só pra dar o melhor pedaço pra gente. Se o senhor fizer a Carmen sofrer... vai se ver comigo! Tá ligado?!", acrescenta. "Que dia, meu Deus!... Que dia!", diz o homem do século retrasado ao ficar sozinho.
A preceptora de Marocas e o surfista vão ficar cada vez mais próximos e ao se beijaram novamente acabam flagrados por Waleska (Carol Castro). "O que tá acontecendo aqui?!", pergunta, espantada, a filha de Coronela (Solange Couto) ao rapaz com quem não assume o namoro por ele não arrumar emprego.
(Por Guilherme Guidorizzi)