Paulina (Carol Macedo) vai descobrir que a Samvita foi erguida nas terras de dom Sabino (Edson Celulari) na novela "O Tempo Não Para" ao ouvir conversa de Carmen (Christiane Torloni) com Vanda (Lucy Ramos). A garota fica então na dúvida se deve ou não contar para a amiga Marocas (Juliana Paiva) e se aconselha com o pai, Eliseu (Milton Gonçalves), depois de fotografar documentos do ex-congelado. As cenas vão ao ar no capítulo do dia 1º de setembro, antecipa nesta sexta-feira (24) o colunista de TV Daniel Castro. "Eu sugiro que você faça o que a sua consciência mandar. O Samuca não comprou esse terreno de má-fé. Tanto o dom Sabino como o Samuca são vítimas dessa história", diz o idoso.
Quando ficar sabendo que a Samvita está em uma propriedade que foi do marido de Agustina (Rosi Campos), Samuca já estará noivo de Marocas e por pouco não terá transado com a mocinha. Eles só não fazem sexo porque Elmo (Felipe Simas) e miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), cada vez mais próximos, interrompem o clima. Achando que a revelação pode por fim no relacionamento, o ex-noivo de Betina (Cleo), cada vez mais disposta a se vingar de Marocas, decide esconder do futuro sogro o que descobriu e ganha na mãe uma aliada. "A determinação do Samuca é que a gente não fale nada pro dom Sabino, por enquanto. Por causa do noivado. Ele não pode saber que a gente está sentado bem em cima da propriedade dele", diz Carmen para Vanda sendo ouvida por Paulina.
Logo depois, a filha de Eliseu recorda o que ouviu e é surpreendida por Elza (Nathalia Serra). "Fui tirar cópia desses documentos. Ela queria pra ontem", diz a funcionária, se atrapalhando e deixando cair uma papelada no chão. Mas Paulina é mais rápida, recolhe os documentos e os fotografa. Já em casa, pai e filha têm uma conversa. "Como se apaga isso?", inicia o patriarca. "O senhor quer apagar as fotos?", responde a jovem. E o amigo de dom Sabino reforça: "Sim. Como se faz?". "Você fotografou documentos da sua empresa sem o consentimento dos seus empregadores, Paulina!", acrescenta Eliseu. A funcionária da Samvita fica indecisa sobre o que fazer. "Mas a Marocas é minha amiga! E o dom Sabino considera o senhor o melhor amigo dele! O senhor tá sugerindo que eu minta?", questiona.
O carroceiro responde: "Eu sugiro que você faça o que a sua consciência mandar. O Samuca não comprou esse terreno de má-fé. Tanto o dom Sabino como o Samuca são vítimas dessa história. Quando o Samuca comprou o terreno, a fazenda do dom Sabino já não existia há mais de um século!". "Se o dom Sabino souber que a empresa do homem que vai se casar com a filha dele está assentada no terreno que lhe pertenceu. Isso pode acabar com a vida da Marocas! Destruir a felicidade dela com o Samuca!", completa Eliseu. E Paulina se mostra decidida: "Ela precisa saber a verdade". "A verdade, às vezes, pode ser muito cruel, minha filha", responde o pai da estagiária deixando a filha indecisa.
(Por Guilherme Guidorizzi)